A CASA DOS SEGREDOS



Fará sentido prestar homenagem a um participante de um reality show com o argumento de que fez publicidade a um concelho? Parece que é moda e começa a ser frequente ouvir em programas televisivos os agradecimentos de participantes aos apoios recebidos das autarquias.

Estaremos perante homenagens genuínas ou será que na verdade os autarcas estão sendo oportunistas e aproveitam a notoriedade passageira destes "famosos" dos nossos tempos, para tirarem proveitos eleitorais?

Admitindo que faz sentido este tipo de homenagens coloca-se, então, a questão de saber que apoios dá ou dão as autarquias para que os jovens tenham sucesso nas suas carreiras ou se estas homenagens também são feitas a quem tem menos notoriedade televisiva.

Ainda há poucos dias uma cidadã da terra, Cátia Diogo (da Manta Rota), consagrou-se campeã do mundo de pesca de mar, curiosamente no dia da fundação da vila, mas foi ignorada ou se mereceu algum gesto foi suficientemente discreto para ninguém saber, nem teve direito a um post no Facebook da autarquia. porquê? Se tivesse aparecido num telejornal televisivo é certo que quando estivesse a sair da Via do Infante já a autarca estaria a recebê-la.

Isto é, o que conta não é o valor das pessoas ou mesmo o contributo que dão para a imagem da cidade, mas sim a sua notoriedade pública e é essa notoriedade que leva os autarcas mais dados ao oportunismo e a aparecerem na fotografia para conseguirem proveitos à custa dos outros.

É por isso que a autarca de VRSA ignora uma campeã do mundo mas recebe um jovem que esteve num reality show que já está em decadência ou se faz fotografar ao lado de (centenas segundo a autarquia) motards.



Mas não queremos deixar de fazer uma sugestão construtiva. Tendo em conta a quantidade de segredos que há no edifício sede da Câmara Municipal a melhor homenagem que a autarca poderia fazer ao jovem famoso era dar à sede da autarquia o nome de Casa dos Segredos. Até poderia escolher o jovem para apresentador e criar um reality show local onde a cada semana ia revelando segredos , enquanto o povo votava no membro da equipa que devia sair da casa.