UMA PROPOSTA A APROVAR



Um dos temas que tem merecido maior debate público em VRSA é o da dívida da autarquia, é um tema presente em todas as intervenções da autarca. Qual o nível de endividamento da autarquia, quais os autarcas que promoveram esse endividamento e para onde foi tanto dinheiro são dúvidas que fazem sentido.

A própria presidente da autarquia declarou que as primeiras semanas do seu mandato foram dedicados a analisar a situação da autarquia. Se quem lá está há quase uma década precisa de analisar a situação para melhor a conhecer, faz todo o sentido que essa situação seja dada a conhecer ao cidadão comum que não tem acesso aos segredos camarários.

O PS teve a iniciativa de propor que fosse feita uma auditoria externa a um período de tempo que abrange os últimos 16 anos (12 de gestão do PSD e 4 de gestão do PS), isto é, O período temporal relevante para analisar a dívida da autarquia. A ser concretizada esta iniciativa seria um ato de transparência, todo o vila-realense conheceria a situação real da sua autarquia e a autarca poderia ser avaliada pelo seu desempenho, já que se poderia distinguir a herança que recebeu e avaliar o trabalho que vai fazer.

É por estes motivos que faz sentido que todos os partidos com assento na autarquia se associem a esta iniciativa, sendo lógico que a senhora Presidente da autarquia faça sua esta iniciativa, apropriando-se de uma proposta que vai no sentido do seu interesse.