VRSA, CONCELHO AGRÍCOLA?


Largo Ibn Darraj Al-Qastalli, Cavela Velha

Durante muitos anos o concelho de Vila Real de Santo António ignorou Cacela e, em particular, a agricultura, era um concelho identificado com o setor da pesca, depois veio o turismo, por fim surgiram os negócios da peseta, que deram lugar à classe de novos ricos que substituíram os antigos empresários da pesca e da indústria conserveira.

As freguesias de vila Real de Santo António e Monte Gordo são urbanas, quase todo o seu espaço urbanizável está ocupado, apenas a freguesia de Vila Nova de Cacela tem espaço urbanizável ou onde podem ser promovidas outras atividades empresariais. Tem além disso uma importante área agrícola, que, todavia, sempre foi ignorada.

Basta uma visita aos sites oficiais para se perceber que Vila Nova de Cacela é um parente pobre, uma espécie de enclave nos concelhos "montanheiros" de Castro Marim e Tavira. Mas se olharmos para um mapa é a maior freguesia do concelho.

É hora de acabar com este desprezo por Vila nova de Cacela, até porque é nesta freguesia que poderão surgir as melhores oportunidades de investimento e de desenvolvimento de Vila Real de Santo António.