LIXO, LIXO E MAIS LIXO




A Presidente da autarquia meteu férias precisamente no mês em que todo o concelho de Vila Real de Santo António fervilha de atividade, podendo gerar os mais diversos problemas. Quando a generalidade dos vila-realenses trabalham quase de sol a sol a autarca decidiu ir de férias como se o seu biorritmo a forçasse a manter os hábitos de professora, a profissão a que parece querer fugir como o diabo foge da cruz.

Isto significa que a autarca se livrou do problema do lixo e de tudo o que possa suceder nestes dias de maior risco e fê-lo da forma mais prosaica, virando as costas aos problemas e deixando o concelho entregue a um vereador inexperiente. A autarca ainda reapareceu no Facebook, mas como é sabido aí só há coisas maravilhosas, espetaculares.

O problema é que as montanhas de lixo continuam a formar-se, a sujidade à volta dos pontos de recolha faz-nos recuar a padrões de higiene medievais e por mais que tentem censurar a colocação de imagens na web, culpar os turistas sugerindo que são porco ou que digam que nesta época a cidade tem o dobro da população, é óbvio que há uma responsável que deve assumir a responsabilidade por tudo isto, independentemente do local onde esteja, chama São Cabrita, como diria o Luís “agora é São”.

O argumento da duplicação da população não colhe, há décadas que é assim no concelho e este mês de Julho nem foi dos que trouxeram mais turistas. O argumento da falta de higiene dos turistas é ridículo e ofensivo para os que nos escolhem como destino de férias. Sugerir culpas da empresa de recolha de lixo é esquecer o negócio que foi feito e cuja experiência querem estender às águas.

O que seria de esperar num concelho que com muito menos recursos e numa época menos exigente já foi dos mais limpos do país, seria uma política de higiene que o tornasse num exemplo. Numa época em que a higiene é um valor adquirido e quando se debate a poluição no mar, Vila Real de Santo António é, graças à incompetência da autarquia, um exemplo miserável, uma vergonha para o país.

Aproveitamos para desejar boas férias à Dra. Conceição Cabrita, onde quer que esteja está livre das críticas, dos problemas e das responsabilidade. Esperamos que esteja usufruindo de uma terra mais limpa do que aquela que deixou com o lixo por recolher. Ficamos a aguardar o vídeo no Facebook de campanha.