FICÁMOS DESILUDIDOS MAS RECONFORTADOS



Estamos desiludidos, um autarca que se aproveita de tudo para promover a sua imagem, ao ponto de quase se substituir aos nossos atletas nas subidas aos pódios, esqueceu-se logo do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Já é o segundo ano em que esta data importante em matéria de direitos humanos é esquecida pelo nosso autarca, ainda eu no ano passado o presidente da Junta de Freguesia de VRSA renha publicado uma imagem da colocação de uma rosa branca no pelourinho.

O que vale ao nosso autarca é o seu fotógrafo privativo, um carteiro que agora assume a promoção da imagem do autarca e a quem pagamos generosamente para que ele alimente a imagem de candidatura do autarca, uma página que nos faz pensar eu ele está mais preocupado em eleger-se, promovendo a sua imagem e destruindo qualquer forma de oposição do que em gerir a CM com competência, rigor e transparência.

Foi graças ao fotógrafo oficial do regime que num dia tão importante para as mulheres nos é mostrada uma imagem onde se pode ver um autarca modelo a tratar carinhosamente a sua esposa, que se percebe pela foto que estamos perante um casal modelo e que irradia ternura e felicidade, mais uma de muitas imagens onde o autarca não hesita em misturar família com política. Aliás esta mistura é levada a sério, da´que o cunhado polícia tenha sido nomeado adjunto.

O que nos vale é termos um fotógrafo arguto que percebeu a importância da data e logo viu nela uma oportunidade para mais uma vez promover o autarca candidato.

O pagamento a este artista dos envelopes e das fotografias pode cheirar a abusivo, mas sem dúvida que é dinheiro bem gasto, a imagem de um atarca carinhoso deixa-nos reconfortados nesta data.

MAGUSTO AO ESTILO ARAÚJO






As crianças das escolas são convidadas a levarem as castanhas de casa e depois a CM tem dinheiro para comprar simpatias. Esta gente não se enxerga.

Sugerimos que vejam o vídeo do direto da Rádio Guadiana, um momento do melhor humor ao estilio do Mendes, com o senhor Presidente a fazer-se à entrevista e a dizer que ia comprar castanhas para os funiconários enquanto o carteiro tirava as fotografias ao modelo fotográfico mais bonito do Reino do Baixo Guadiana e Arenilha. Desta vez a loucura foi ainda maior, para ter a certeza de que ficava bem na foto levou um segundo fotógrafo.

Enfim, um autarca que repara na oprotunidade e vai meter-se à frente das câmaras da rádio Guadiana e leva atrás dois fotógrafoos. Mais ridículo é difícil

Enfim, isto começa a parecer uma anedota, com um autarca a precisar da ajuda de alguém com dois dedos de testa.

NÃO NOS DIGA SENHOR PRESIDENTE!


Eu até acreditei no senhor presidente quando na campanha eleitoral disse que ia reunir com os autarcas de Portimão, que tinham resolvido o problema da dívida, deixando no ar que ia encontrar a solução.
Estava convencido que os seus grupos de especialistas, que reuniram tanto durante a campanha eleitoral tinham solução para tudo. E quando soube que pagou uma fotuna para contratar o Sr. Dr. Rui Setúbal, um grande especialista em finanças fiquei tranquilo, finalmente a CM contava com alguém que sabia mais de finançad do que o Centeno.
Quando soube que o seu cunhado ia para adjunto pensei com os meus +botões, mesmo que o homem só saiba preencher multas, sempre pregava um cagaço aos credores, bastaria umas ameaças de porradões e a dívida seria perdoada.
Quando o vi organizar foguetórios em todas as freguesias, mesmo quando se sabia que com o covid ninguém sairia de casa, pensei cá para mim que o dinheiro era tanto que já se tinha de ser criativo para o gastar. E quanto gastou fortunas em festarolas pimbas para promover o consumo de minis fiquei com a certeza, há dinheiro à fartazana.
Quando o meu amigo anunciou o fim do estacionamento pago fiquei sem dúvidas, não só já mandava no FAM, como depois de se sentar com os ministros tinha recebido sacos de dinheiro.
Quando anunciou que tinha um candidato que era um economista de renome que traria muitos investidores dei comigo a imaginar que VRSA iria ser uma pequena Wall Street à beira do Guadiana.
Quando contratou a sua família, banqueiros corridos, advogados expulsos e ainda a filha do Setúbal achei que já não existiam limites financeiros.
E agora diz-me que a situação financeira do Município é muito grave? Vá lá, diga lá que está a brincar com os vila-realenses. Sabemos que o senhor presidente tem um fino sentido de humor e estamos certos de que o esbanjamento à tripa forra vai continuar e que esta notícia é só uma brincadeira.

ONE ESTÁ O CONTADOR DA EDP?



Neste dia em que o nosso senhor presidente se gabou da transparêcia, do rigor e das contas certas deixamos aqui duas perguntas sobe o funcionamento da Roda Gigante enquanto esteve instalada na Av. da República:

Quanto que a empresa do divertimento pagou em taxas à CM? Terá pago pela mesma tabela que, por exemplo, levou a que nenhum vendedor de bacalhau tenha estado presente na Feira da Praia?

Onde estava instalado o contador da energia eléctrica, já que filmámos o cabo e não demos com ele?

HÁ, HÁ HÁ...



Este nosso senhor presidente pode não ser nada competente e não revelar muitos dotes, apesar de parecer ter melhorado com a ajudar intelectual do seu cunhado adjunto, agente da PSP bem conhecido na vila. Mas o que Deus não lhe deu em termos de aptidões e competência, deu-lhe em demasia em matéria de sentido de humor. O homem tem mesmo graça.
Dizer à agência Lusa que tem sido rigoroso quando se sabe o quanto já gastou em matéria de festas e festarolas, ou quando sabemos que promoveu o maior aumento de despesas em pessoal útil da última década é de quem tem muito sentido de humor.
Também necessária uma grande dose de humor para fazer obras combinadas com empreiteiros e só assinar o contrato meses depois, algo que lhe pode custar o mandato e uma porradinha penal prevista no Código Penal, e dizer que tem sido transparente. E o que dizer em matéria de transparência quando uma funcionária da CM terá recebido a remuneração de uma empresa de um dirigente da CM, um bandeado que foi apresentado na campanha eleitoral como um verdadeiro CR7 da gestão.
Um homem de contas certas, tão certas e certinhas que há quem nos tenha sugerido, por exemplo, que a roda gigante terá trabalhado sem que a energia elétrica passasse por um contador, estando diretamente ligada a um poste cuja energia será suportada pela CM.
Enfim, esperemos que o senhor presidente continue a fazer comentários à Lusa, pode não fazer mais nada a não ser modelo fotográfico do carteiro transformado em fotógrafo privativo à custa do pouco dinheiro da CM, mas pelo menos rimos à fartazana.
PS: Alguém sabe o que anda a impedir a filha do Rui Setúbal de estar na CM o tempo que se espera de alguém que foi indicada como chefe de gabinete. Todos sabemos que há quem diga que o paizinho é o verdadeiro manda chuva da autarquia e que o senhor presidente nada faz sem estar rodeados por homens da sua confiança, como o cunhado ou o Babitão, mas, mesmo assim, deveria aparecer de vez em quando.

O “ESQUECIMENTO” DO SR. DR. AUDITOR RUI SETÚBAL




Ainda que a nossa confiança nas competências do Sr. Dr. Auditor Rui Setúbal em matéria de gestão financeira ou de auditoria andem pelas ruas da amargura, quando soubemos que estava a ser pago a peso de ouro para andar a “chafurdar” nas contas da autarquia, para usar uma expressão que lhe é muito querida, não podemos deixar de ter ficado desiludidos.

Descobriu que as dezenas de deslocação de idosos a Cuba para tratar de cataratas teria custado 600 mil euros em viagens, mas nem reparou que nos meses que antecederam as eleições autárquicas de 2017 a CM deu mais de 350 mil euros à Mão Amiga para serem distribuídos sob a forma de donativos monetários.

Para o caso de o Sr. Dr. Auditor Rui Setúbal nunca ter lido o Largo da Forca, blogue de que tanto se orgulhava por ser considerado nas reuniões distritais do PS como um “case study”, recordamos que este assunto foi várias vezes abordado. Era um tempo em que até o Babitão passava por este Largo.

Recordamos um post de 8 de outubro de 2021 com o título “para quando uma auditoria à Mão Amiga” (https://largodaforca.blogspot.com/search?q=m%C3%A3o+amiga#:~:text=PARA%20QUANDO%20UMA%20INVESTIGA%C3%87%C3%83O/AUDITORIA%20%C3%80%20M%C3%83O%20AMIGA%3F), e em 22 e abril do mesmo ano denunciámos a distribuição de 359.798 euros em “envelopes”. Curiosamente, a nossa curiosidade em relação a esta IPSS resultou precisamente das queixas feitas então neste Largo pelo próprio Sr. Dr. Auditor Rui Setúbal, que, entre outras coisas, justificava a vitória da S\ao Cabrita pela distribuição generosa de dinheiro em envelopes, em vésperas de eleições.

Sendo assim, seria de esperar que agora que estava investido nas altas funções de “Sr. Dr. Auditor” o então modesto contabilista Rui Setúbal, virasse a sua atenção para a forma como a CM gastou ao desbarato esta pequena fortuna. Esperar-se-ia que verificasse o contrato que fundamentou esta entrega, que verificasse as contas da IPSS, que investigasse os processos que fundamentaram a atribuição destes subsídios.

Nem sequer precisaria de chafurdar muito nas contas, já que o trabalho estava feito e teria bastado ler o nosso post de 22 de abril de 2021 [https://largodaforca.blogspot.com/search?q=m%C3%A3o+amiga#:~:text=M%C3%83O%20AMIGA%3A%20350.000%20EM%20DONATIVOS%20MONET%C3%81RIOS%20(2017)].

Estamos certos de que quando chamaram jornalistas a VRSA com o isco de uma falsa aquisição de uma viatura por 100.000 euros, teriam tido muito mais sucesso se tivessem denunciado este negócio. E se o Público tivesse dedicado uma notícia ao tema, o rui Setúbal e o causídico do OS local poderiam ter feito o mesmo que fizeram quando saiu a notícia do estudo encomendado à então ministra do Mar Ana Paula Vitorino. Corriam a fazer queixa na justiça, e emitiriam logo um comunicado.

Mas porque será que o Sr. Dr. Auditor Rui Setúbal esqueceu ens negócio escandaloso?

Gostaríamos de pensar que agora que a CM lhe paga como doutor para “chafurdar” nas contas anda a comer muito queij. Mas não, muito provavelmente este é um tema muito incómodo para aqueles que em 2017 boicotaram ativamente a candidatura do seu próprio partido, ajudando a São Cabrita a conseguir uma maioria absoluta.

E quem é que tinha grandes responsabilidades na direção da Mão Amiga, segundo foi dito nas redes sociais era mesmo responsável financeiro,, apesar de isso ser uma violação grosseira e inaceitável do código de ética do IEFP?

Quem é que nas reuniões da Assembleia Geral da Mão Amiga dizia para que constasse em ata que "a missão da Mão Amiga em prol dos mais necessitados do concelho de VRSA, e sobretudo o denodo e sacrifício da Senhora Presidente da Direção. D.ª Lídia Machado, posto ao serviço desta IPSS" e que "a missão da "Mão Amiga" é a solidariedade social, não havendo, portanto, lugar a assuntos de cariz partidário e que todos devem estar unidos nesta obra benfazeja". É caso para dizer “está bem abelha!”.?

Quem é que em reuniões e perante queixas de atrasos sistemáticos nos pagamentos aos POCS dizia que a responsável pela Mão amiga e a então presidente da CM eram umas santas? Todos lemos nas rerdes sociais, dito por quem esteve nessas reuniões, que o despautério do então dirigente local do IEFP chegou ao ponto de ameaçar gente pobre.

Pois é, há coisas que não convém recordar e por isso em vez de uma auditoria independente e séria meteram aquele que todos dizer ser o verdadeiro presidente da CM a reunir com jornalistas em privado, usando informação interna para conseguir notícias, ou produzindo aquilo a que ninguém minimamente sério, honesto e competente ousaria chamar de relatório de uma auditoria.

PS: pode consultar todos os posts sobre as relações entre a CM e o IEFP com a Mão amiga [https://largodaforca.blogspot.com/search?q=m%C3%A3o+amiga].

Voltaremos ao dossier Cuba, para analisarmos as posições do então vereador Álvaro Araújo e as posições do então valoroso comunista Álvaro Babita e dos amigos que hoje estão no poder na CM.

Voltaremos igualmente a analisar as notícias encomendadas recentemente, à famosa auditoria, às habilitações do Rui Setúbal e ao contrato deste com a CM.

 

ONDE ESTÁ O (WALLY) ARAÚJO??




Deus sonha, o homem quer e a obra aparece escreveu Fernando Pessoa. Mas esta citação célebre do poeta tem em VRSA uma nova versão. A São deu, o Romão assinou e o Araújo inaugurou, aliás, para dar protagonismo a um Babita que parece não parar de ficar “grande”, diríamos mesmo que já esta tão grande que ainda vai para grão-mestre do atum enlatado, o Araújo partilha a inauguração.

Tudo bem encenado, escolhida a hora e os figurantes para engrandecimento do senhor presidente, para que quem visitar o Facebook fique a pensar que temos obra feita. Ninguém sabe que nem deu um tostão para os mosaicos do cão ou que o pessoal tem de ir fazer xixi ao pinhal. Isto é, o grande contributo do Araújo e do Babitão para esta obra foi a .... placa da inauguração. Compreende-se, para que o Babitão e mais 4 amigos possam ir passear quase uma semana para os países bálticos não pode haver dinheiro para apoiar o associativismo. Mas o oportunismo é tanto que entraram no barco na hora da inauguração.

No dia que Jerónimo de Sousa, o líder do PCP eu metia os filhos do traidor ao colo não deixa de ser irónico ver o agora bem-sucedido Babita a inaugurar a sua grandiosa obra como vereador com o pelouro do desporto. Aliás, ainda esta semana o grande foi ao mercado de VRSA inaugurar quatro lâmpadas, que garças a ele e depois de um ano de mandato finalmente substituíram as lâmpadas falidas.

O progresso chegou a VRSA, foram substituídas quatro lâmpadas, foram inauguradas sedes onde se fez um grande investimento na placa da inauguração. Breve mente serão construídas as casas para todos e o pavilhão multiusos de Monte Gordo.

PS: Sugerimos que a CM use as centenas de fotografias tiradas pelo Lima para que o Araújo apareça em todo o lado, para fazer uma versão local dos livros de banda desenhada “Onde está o Wally”. Assim, poderiam ser usadas as centenas de fotos do Araújo em livros para as nossas criança brincarem em busca do Araújo, nos livros “Onde está o Araújo”.

SEM COMENTÁRIOS




Se o funeral proporcionasse uma bela foto do nosso belo senhor presidente, é certo que o fotógrafo privativo do autarca teria escolhido o melhor enquadramento para o seu modelo. Mas parece que a homenagem aos funcionários da autarquia não será a praia deste senhor, que parece preferir as redes sociais para difamar um funcionário que não era da sua cor partidária, assim não apareceram, não dá votos e ainda podia ouvir algum assobio.

Guardaram as fotos para as inaugurações de obra alheia.

UMA BOA NOTÍCIA



Infelizmente aquilo que deveria ser uma notícia deplorável em democracia, a prisão de um autarca acaba por ser uma boa noticia. E é uma boa notícia porque ao contrário do que muitos sugerem, em muitas autarquias não vemos uma escola de bons valores, antes pelo contrário, vemos esquemas partidários e familiares, vemos pouca transparência, vemos autarcas mais preocupados com as suas ambições familiares do que com o bem comum.

A prisão do autarca de Montalegre é uma boa notícia, é bom que os déspotas e corruptos saibam que a justiça pode tardar, mas funciona. Já funcionou em Vila Ral de Santo António, funcionou em muitos outos concelho e desta vez foi em Montalegre. Se a gestão honesta, democráticas das autarquias é bom ara a democracia, a detenção de quem cospe na democracia é igualmente bom.

Quando ouvimos o caso de Montalegre, chegam-nos indícios de esquemas partidários e familiares. Esta mistura siciliana entre famílias, partidos e gestão autárquica é uma ementa de ingredientes que todos sabemos onde leva, ao despotismo, ao abuso, ao autoritarismo e à corrupção.

Defender a democracia é impedir que sejam esquemas familiares a gerir a coisa pública, não deixar que os partidos se transformem em associações de oportunistas, promover a escolha dos mais capazes e competentes.

Defender a democracia é exigir que os familiares e amigos não tenham privilégios no momento das contratações, é contratar os que são mais competentes e com aptidões que ajudem a resolver os problemas dos povos. Defender a democracia é não transformar o orçamento numa autarquia num pote de mel para familiares e amigos se lambuzarem.

Defender a democracia é promover a transparência, excluir a criação de redes de bufos, estimular a autoestima dos funcionários. É promover auditorias internas competentes, isentas e honestas, em que auditar não seja xafurdar nas contas, um auditor é uma coisa e um suíno é outra.

Esperemos que a justiça continue a servir a democracia, combatendo a corrupção e a ilegalidade.