UMA BOA NOTÍCIA



Infelizmente aquilo que deveria ser uma notícia deplorável em democracia, a prisão de um autarca acaba por ser uma boa noticia. E é uma boa notícia porque ao contrário do que muitos sugerem, em muitas autarquias não vemos uma escola de bons valores, antes pelo contrário, vemos esquemas partidários e familiares, vemos pouca transparência, vemos autarcas mais preocupados com as suas ambições familiares do que com o bem comum.

A prisão do autarca de Montalegre é uma boa notícia, é bom que os déspotas e corruptos saibam que a justiça pode tardar, mas funciona. Já funcionou em Vila Ral de Santo António, funcionou em muitos outos concelho e desta vez foi em Montalegre. Se a gestão honesta, democráticas das autarquias é bom ara a democracia, a detenção de quem cospe na democracia é igualmente bom.

Quando ouvimos o caso de Montalegre, chegam-nos indícios de esquemas partidários e familiares. Esta mistura siciliana entre famílias, partidos e gestão autárquica é uma ementa de ingredientes que todos sabemos onde leva, ao despotismo, ao abuso, ao autoritarismo e à corrupção.

Defender a democracia é impedir que sejam esquemas familiares a gerir a coisa pública, não deixar que os partidos se transformem em associações de oportunistas, promover a escolha dos mais capazes e competentes.

Defender a democracia é exigir que os familiares e amigos não tenham privilégios no momento das contratações, é contratar os que são mais competentes e com aptidões que ajudem a resolver os problemas dos povos. Defender a democracia é não transformar o orçamento numa autarquia num pote de mel para familiares e amigos se lambuzarem.

Defender a democracia é promover a transparência, excluir a criação de redes de bufos, estimular a autoestima dos funcionários. É promover auditorias internas competentes, isentas e honestas, em que auditar não seja xafurdar nas contas, um auditor é uma coisa e um suíno é outra.

Esperemos que a justiça continue a servir a democracia, combatendo a corrupção e a ilegalidade.