UM BOA/MÁ NOTÍCIA




Não é bom para a democracia que gente eleita pelos cidadãos acabem detidos e indiciados de crimes graves. Quando elegemos autarcas é porque se candidatam para servirem os eleitores que confiaram neles, vê-los detidos um ano depois de serem eleitos significa que quando se candidataram não tinham a mais pequena intenção de servirem a causa pública, mas sim servirem-se dos recursos das populações para enriquecerem rapidamente.

Mas também é bom saber que a PGR, a quem cabe defender a ilegalidade já não precisa de anos para travar aqueles que cometem crimes. É bom porque é um aviso para todos os autarcas sem escrúpulos. Não sabemos se o autarca de Espinho também terá dito nalguma conferência de imprensa que não tinha medo de ir para a cadeia ou que faria qualquer ilegalidade a bem do povo.

Esperemos que todas autarquias onde vemos serem gastos rios de dinheiro em campanhas eleitorais, onde primeiro se fazem empreitadas para só dois meses depois se falsificarem concursos onde se anunciam negócios imobiliários estranhos estejam sob a mira da justiça.

Não é simpático, mas temos de festejar a justiça quando esta intervém rapidamente em defesa da democracia e da coisa pública.