O QUE VAI FAZER A SÃO?


Agora que passou de vice a presidente da Câmara Municipal de Santo António o que vai fazer a São, vai continuar a ser uma vice de Luís Gomes ou tentará afirmar-se afastando-se do seu progenitor político?
 
Não vai ter um mandato fácil, com uma câmara falida de cuja situação financeira foi corresponsável ou continua presa aos compromissos que assumiu no passado ou tentará afirmar-se demarcando-se do seu antecessor, agora em situação de desemprego.
 
Um capítulo que merece especial atenção são os negócios estranhos com o regime cubano, se a São continuar a transformar Vila Real de Santo António num protetorado de Cuba o Luís Gomes poderá continuar a apresentar-se em Havana como dono da situação. Mas se a autarquia reduzir as relações com Cuba aos mínimos contratuais o ex-presidente poderá vir a ser abandonado por Cuba e pelos cubanos, é caso para dizer que ficará a cantar sozinho.
 
A obra que deixou em Vila Real de Santo António e as suas relações estranhas com outros meios políticos torna Luís Gomes demasiado tóxico para a futura liderança do PSD, isso significa que o ex-autarca, agora músico nas horas livres, arrisca-se a perder o lugar e o que se passou em Castro Marim, onde teve um papel importante, não faz prever nada de bom. Luís Gomes pode comer do mesmo pão que amassou e depois enfiou pela boca do Estevens. Uma dúvida que está no ar é se a São lhe vai dar a presidência da SGU.
 
É muito duvidoso que a atual presidente deseje que Luís Gomes ande por aí durante quatro anos, esperando a devolução do lugar. Até porque a agora presidente precisa de se demarcar do passado e de muitos negócios duvidosos.
 
Em casa onde não há pão e com tantos negócios a pedir esclarecimento a atual presidente vai ter uma vida difícil, vai precisar de consolidar o seu lugar de presidente e esperar que o agora seu vice não esteja à espera de um tropeção para no fim tanto a São como o Luís ficarem a ver os navios a passar ou a imaginar pois há muitos anos que não entra um navio na barra do Guadiana.