GENTE SEM PALAVRA



Costa tornou famosa a frase "palavra dada, palavra honrada", ainda que se tenha esquecido de recordar aos militantes e autarcas do seu partido uma outra frase, que há séculos que faz parte da nossa cultura ocidental, que "Roma não paga a traidores.

Se há palavra que não esperamos ver traída é a de um militante comunista, porque o PCP não aceita bandalhices como a do militante que se bandeou para ajudar a criar a SGU e agora parece ser o militante número 1 do Araújo.

No PCP a militância é uma longa escada e onde os militantes se fortalecem ao ponto de, se necessário, não traírem os seus camaradas mesmo sofrendo as piores torturas. No PCP ninguém se move por promoções ou por dinheiro e é por isso que se um modesto técnico de uma câmara municipal for "promovido" a vereador continuará a ganhar o que ganhava.

É uma opção e são raros os militantes a trair o partido. Mas de vez em quando surge um, sempre com excelentes motivos, que opta pela traição, muitas vezes a troco do dinheiro ganho com uma promoção ou com o estatuto social. Está no seu direito, mas depois de ter enganado os seus eleitores começa a ser demais tentar enganar tudo e todos.