PALAVRA DADA É PALAVRA HONRADA



Algum tempo depois de a família reinar em VRSA o senhor da Manta Rota queixava-se da “herança envenenada”, isto é, sugeria que a desgraça financeira era bem maior do que a que a irmã, depois de mais de uma década de participação no executivo camarário imaginava.

Entretanto, as contas foram apuradas, o acordo com o FAM foi renegociado e até dizem que encontraram uma gaveta com milhões de euros, algo que o responsável pelo FAM assumiu como fato numa reunião da AM, algo que deveria ter sido melhor explicado, até porque estaríamos perante um crime e, tanto quanto se sabe, nada sucedeu aos responsáveis.

O certo é que as contas estão apuradas e ainda recentemente o ex-presidente da CM, uma espécie de príncipe regente do PS eleito pelo PSD, confirmou os números. Isto é, pela primeira vez os candidatos à autarquia sabiam exatamente ao que vinham, não sendo aceitável que agora se queixem de presentes envenenados ou de gavetas com faturas.

Foi neste quando que um corajoso seminarista de Viana prometeu uma imensidão de milagres, sempre que confrontado com os limites garantiu ao Mendes, da Rádio Guadiana, que se sentaria com o governo e os dinheiros e terrenos apareceriam. Na primeira entrevista a um jornal garantiu que iria fazer mais com menos dinheiro e desde então ouvimos promessas diárias.

Ainda recentemente ouvimos referência a uma conversa do porteiro do IEF, que assegurava a um dos beneficiários das muitas promessas eleitorais que o senhor doutor não se esqueceria, até porque tinha tudo apontado. 

É por isso que desejamos ao seminarista de Viana muita saúde pois a obra que prometeu para os próximos quatro anos é mais da dimensão de um Papa do que de um aprendiz de padre. Ainda assim, estamos certos de que via cumprir e até imaginamos que a esta hora já escolheu os terrenos para a construção do grande pavilhão multiusos de Monte Gordo  e até o desenho dos futuros pombais e galinheiros daquela vila.

Casas para todos, bairros sociais por todo o concelho, autocarros elétricos no Baixo Guadiana, skate park em Monte Gordo para que a sua candidata à junta não tenha de levar o filho a Tavira, empregos, promoções, lugares na CM. Enfim muito mais do que algum autarca do Algarve e arredores prometeu.

Temos a lista e teremos o prazer de acompanhar o desenvolvimento de todos estes projetos, pelo que damos os parabéns ao seminarista de Viana, que o rabo não se canse de se sentar na famosa cadeira que usa para falar com os ministros para arranjar dinheiro para todas as suas promessas.

Como diz António Costa “palavra dada é palavra honrada.