SÃO CABRITA X ÁLVARO ARAÚJO




Passado um ano e meio de mandato do nosso senhor presidente já é possível fazer uma avaliação rigorosa da mudança que tinha prometido. A mudança foi de tal forma desastrosa que nos últimos tempos e perante o descrédito total, têm vindo a fazer comparações com o passado.

É essa a comparação que já pode ser feita. O quadro financeiro com que a antecessora do nosso senhor presidente governou o município é o mesmo, os recursos financeiros não se alteraram, as necessidades de pessoal não mudaram, o papel do FAM é supostamente o mesmo e o acordo com este fundo é o mesmo que esteve em vigor durante o mandato autárquico anterior.

Comparemos, então o mandato da Presidente da CM São Cabrita com o do nosso senhor presidente:

A São Cabrita não colocou familiares na CM, o único familiar, entretanto saneado, foi um cunhado que já ocupava o mandato. Com o nosso senhor presidente não só a equipa assaltou o orçamento camarário, como temos assistido a uma verdadeira invasão de familiares numa manobra puramente oportunista. O cunhado deixou de ser um modesto agente da PSP para se pavonear como adjunto, a mulher deste em menos de nada entrou para o quadro e já trabalha na CM, a filha da vereadora Pires foi contratada, o Setúbal faz de presidente na sombra com direito a uma vença e a filha deste andou mais de um ano a ganhar sem que alguém soubesse o que fez. Pelo caminho a Célia Paz arranjou emprego na Odiana.

A São Cabrita cumpriu um mandato de grande rigor financeira, sem fazer festas e festarolas, sem foguetório, sem contratações abusivas de pessoal. Com o nosso senhor presidente não faltam verbas para foguetes e festas, gasta o que tem e o que não tem, chegando-se ao ponto de anunciar protocolos que o Tribunal de Contas chumba por não ter dinheiro.

A São Cabrita nunca ousou destruir a oposição, não contratou nenhum eleito pela oposição, nada fez para tentar destruir outras candidaturas para se assegurar que não teria adversários. Com o nosso senhor presidente em o eleito do Chega se escapou, cedo tentou ter do seu lado os eleitos pela Candidatura Independente, acabando por comprar um e, entretanto, já contratou a esposa do candidato à JF de Cacela. Isto para não falar do negócio Álvaro Babita, com o qual comprou gente da CDU quase destruído a CDU em VRSA.

A São Cabrita raramente viajou, que se saiba foi uma vez a Espanha visitar na companhia de outros autarcas, uma instalação de dessalinização e deesa visita vimos uma modesta fotografia de grupo. O nosso senhor presidente não se cansa de viajar, instalando-se em bons hotéis e deve estar no gabinete menos de um terço do tempo que estava a antecessora. Mas não é só o nosso senhor presidente que tira barriga de misérias em matéria de turismo à nossa custa, o Babitão não se tem cansado de viajar e o vice-presidente não falha uma feira de turismo.

A São Cabrita raramente se fazia fotografar, nos posts no Facebook da CM era o Município que ficava em evidência e este era gerido com parcimónia, raramente usava o seu Facebook pessoal. O nosso senhor presidente faz campanha permanente em três páginas de Facebook, numa corrida desenfreada aos likes e à promoção da sua imagem. Em vez de um ano e meio de mandato tivemos um ano e meio de campanha eleitoral narcisista, feita à custa dos recursos da CM.

A São Cabrita tinha recursos normais para a promoção da imagem do Município. O nosso senhor presidente, com o objetivo de se promover a si próprio, contratou a esposa do CI em Cacela e a filha da vereadora para gerir as suas páginas, contratou um foto-motorista pessoa que até viaja com ele para Israel, tem um assessor para lhe escrever os discursos e paga uma fortuna a um assessor de imprensa para o ajudar a aparecer na comunicação social.

Passado um ano e meio já é possível tirar conclusões sobre a grande mudança promovida pelo nosso senhor presidente. Cada um que pense e tire conclusões.