O FERRARI




Não, o LdF não se deixou de política autárquica para se dedicar ao tema do automobilismo, nem sequer escolhemos o título para sugerir que o moço de Viana não tem unhas para o Ferrari que ganhou, não só porque a CM está tão mal que não é um bólide italiano, como que há quem nos diga que o moço lá de chima só se for para piloto de andores, na Romaria da Nossa Senhora da Agonia.

Vem o tema para que meditemos sobre se seria aceitável um autarca comprar um Ferrari e na hora da entrega do carros aceitar um FIAT em segunda mão. É óbvio que este autarca antes de meter as chaves na ignição do carro já estaria a ouvir as chaves do carcereiro de Évora.

Mas imaginemos que em vez de comprar um Ferrari um autarca decidir contratar o comissário político que o ajudou a chegar a presidente, disfarçando-o como assessor financeiro. Se o FIAT não tinha nem chassis, nem motor nem design de um Ferrari, o comissário político também não tinha nem habilitações, nem experiência nem qualquer formação que o habilitasse a assessor financeiro de qualquer instituição e muito menos de uma CM.

Se a comprar do falso Ferrari podia ser considerada uma fraude, já que o político usava os dinheiros públicos que não correspondia ao que foi indicado na decisão, a compra de um serviço que também não corresponde ao indicado, não será igualmente uma fraude? É óbvio que um autarca não pode pagar um serviço que não pode ser prestado por quem não está habilitado.

Talvez por isso o “Senhor Presidente” tenha decidido “promover” a filha do Rui Setúbal a chefe de gabinete, assim não poderá haver uma acusação de fraude, já que a candidata desempregada pode desempenhar essas funções, mesmo que fosse analfabeta, já que se trata de uma função de natureza politica.

O problema é que ter um chefe de gabinete sem qualquer experiência, sem saber distinguir uma CM da tasca da coxa, e que muito provavelmente não sabe distinguir o Correio da Manhã do Diário da República, ão deverá ser grande ideia. Mas no meio de toda a incompetência desta equipa do “Senhor Presidente”, do Babitão da Pires e do Cipriano, temos de confessar que mais incompetente menos incompetente já nem se nota.

Quem deverá estar contente com esta promoção é o FIAT das finanças, põe a filha a estagiar e um dia destas esta faz como o cuco e despacha com o borracho para fora do ninho. Só falta o Rui Setúbal conseguir livrar-se do Cipriano, de quem não gostam nem com molho de tomate, para depois com o seu Babitão e a filha a assumir o cargo de vereadora acabar por ser o DDT deste pobre e desgraçado concelho.