UM PEQUENO PASSO PARA O ARAÚJO, UM GRANDE PASSO PARA VRSA



Desde que o Xolim se lembrou de reparar que a candidatura do Araújo foi lançada num dia 7, um número tão querido do pessoal dos aventais e que nesse mesmo dia 7 tinha nascido Mário Soares, que a transformação do Araújo numa espécie de divindade capaz da simbiose entre o ruralismo católico e dos rapazes dos aventais não parou. Só resta saber se o homem será beatificado em vida antes ou depois de chegar a Presidente da República.

São os posts do Facebook a tratar o homem por senhor ou mesmo a elogiar a sua bondade, são notícias e mais notícias a dar a conhecer a sua obra, a maior das quais aconteceu em Cacela, quando conseguiu tapar um buraco numa estrada com meio metro de largura.

Agora foi a grandiosa passagem da Volta ao Algarve por Vila Real de Santo António, algo que nem o Marquês de Pombal tinha conseguido. Pela primeira vez e graças à grandiosidade do “Senhor Presidente” a nossa cidade brilhou tanto mesmo durante o dia que até os astronautas da estação espacial conseguiam ver o cabelinho branco do homem da oliveirinha.

Só é pena que os astronautas não conseguissem ouvir mais um dos belos deicursos escritos pelo Xolim, senão teriam reparado que houve um antes e um depois, um antes de os papeis voarem e um depois de os papéis tiveram ficado baralhados. Antes foi mais um daqueles discursos a lembrar as personagens do Eça de Queiroz, um depois, quando perdeu o fio à meada, foram as baboseiras de alguém que sem papel não diz duas para a caixa.

Garças ao “Senhor Presidente” e aos 15.000€ que pagou a nossa terra ficou conhecida mundialmente, algo que nunca tinha acontecido. Numa uma terra do país tinha visto a partida, uma chegada ou uma meta volante de uma etapa de ciclismo. A partida de uma etapa da Volta ao Algarve é um acontecimento desportivo que ensombrou os Jogos Olímpicos de Inverno, e a atenção do mundo foi tal que até o Joe Biden e o Putin fizeram um intervalo para um café enquanto nas repúblicas separatistas da Ucrânia houve tréguas para verem o “Senhor Presidente” na Eurosport.

Aliás, o interesse mundial pela nossa terra é tanto que a esta hora o “Senhor Presidente” já está sentado com vários ministros para criar um aeroporto internacional na pista da Aldeia Nova.

Enfim, um pequeno passo para o Araújo, um grande passo para VRSA.