UM ANO DE INCOMPETÊNCIA



Parece que desta vez o presidente da CM mais incompetente que passou por VRSA desde o 25 de Abril, em vez de produzir uma telenovela em episódios, como fez na comemoração dos seus primeiros três meses, produziu um vídeo em estúdio, onde se pode repetir o discurso que lhe terão escrito tantas vezes quantas as necessárias, com recurso ao teleponto. Quem viu o Araújo ter dificuldades em dizer três palavras seguidas no famoso vídeo das legislativas, em Cacela, sabe que sem papel o homem tem um discurso deprimente.
Mas o que fez este presidente num ano de mandato?
Se não tivesse feito nada é bem provável que VRSA tivesse mudado mais para melhor, do que sucedeu. A verdade é que não fez rigorosamente nada, além de vídeos e fotografias de promoção pessoal, de promover uma campanha de culto da personalidade com recurso a várias páginas de Facebook que roçam o doentio.
Criou algum emprego? Entregou alguma casa? Melhorou alguma escola? Reparou alguma estrada municipal? Melhorou as condições e o ambiente de trabalho na CM? Aumentou a transparência na gestão da CM? Respondeu de forma pronta às perguntas que lhe são dirigidas pela oposição?
Não, encheu a CM de amigos e familiares, chegando ao disparate de promover o cunhado polícia a adjunto, de meter a filha do Setúbal, uma trintona que mal tinha trabalhado, como chefe de gabinete, meteu gente que foi corrida da banca, tem um advogado que a Ordem dos Advogados proibiu de exercer a profissão, passou a vida a fazer viagens à conta do erário, já o vimos nos quatros cantos do mundo, como se fosse um Presidente da República. Para enganar o pagode fez promessas, como se não bastassem as que fez durante a campanha eleitoral de que já se esqueceu.
Quem se esquece da mentira de que tinha posto fim ao estacionamento pago? Quem não se lembra da incompetência demonstrada ao deixar uma escola ser inundada sem nada tivesse feito para tapar o telhado, quando a meteorologia não deixava dúvidas sobre o que aí vinha? Quem não leu o Tal & Qual desta semana, onde se dava a conhecer um chorrilho de ilegalidades e irregularidades, algumas das quais a caírem muito provavelmente na malha do Código Penal?
Quanto ganha um carteiro que foi contratado para tirar fotografias ao senhor presidente, à mulher e à netinha para poder encher o Facebook de fotografias, o homem coloca mais fotos na rede do que a Cristina Ferreira? Isto é, pagamos ao carteiro para trabalhar duas ou três horas por semana, bolas, o homem trabalha ainda menos do que durante os muitos anos em que foi sindicalista! E qual a necessidade de contratar este fotógrafo amador (o rapaz gosta muito de tirar fotografias…)quando a câmara já tinha gente para fazer o trabalho?
Qual é o problema que leva o senhor presidente a contratar mais gente tratar da sua imagem do que do jardim? Qual é o problema que tem o senhor presidente para que se sinta medo nos corredores da CM, tendo mesmo chegado à indignidade de difamar um funcionário no Facebook? O que terá levado a técnica contratada para gerir o departamento financeiro a sair no primeiro mês, terá sido a falsa adjudicação de uma obra que já estava feita à margem das regras nacionais e europeias?
Será que o presidente ainda se lembra das promessas que fez de entregas de casa e de ofertas de emprego que fez durante a campanha? Será que o presidente quer empregar todos os amigos despedidos ou Ban idos da profissão? Será que o senhor presidente acha que é mais importante tirar fotos pessoais e da família do que tratar das estradas, da higiene das ruas e dos jardins? Será que o senhor presidente vai continuar a tentar transformar todos os eleitos pela oposição em bandeados, oferecendo-lhes cargos na CM como fez a um deputado municipal da candidatura independente e a um presidente de junta de freguesia do PSD? Será que o senhor presidente vai contratar mais membros da família do Rui Setúbal, por exemplo, vai contratar a esposa para o pentear antes dos vídeos e da fotos e o filho para assessor de qualquer coisa? Será que o senhor presidente vai reparar os buracos nas estradas que exibiu num vídeo de uma volta ao concelho para analisar o problema, ou já se esqueceu do problema? Será que o senhor presidente ainda se lembra de ter prometido ir ver as condições das esplanadas para acabar com os abusos ou terá mudado de ideias depois de reparar que poderia prejudicar algum dos seus apoiantes?
Enfim, ainda teremos de aturar mais três anos de degradação da democracia autárquica, de incompetência, de silêncio nos corredores, de falsas promessas dirigidas aos que estão mais carentes, de aproveitamento abusivo dos sentimentos religiosos, de contratação de fotógrafos para nos mostrar como é muito bonito, de contratação de familiares e amigos, de viagens por todo o lado. Enfim, mais três anos de desgraça para a nossa terra.