MAIS ENROLADO DO QUE UM CHÓCO




Qualquer cidadão comum deste país que tenha visto a entrevista dada pelo senhor presidente à TVI ficou com a clara impressão de que o autarca estava mais enrolado do que um choco, para usar uma expressão da terra. Viu-se um autarca a engasgar-se, com sinais de quem estava perdido nas respostas, gaguejando, hesitando, repetindo palavras e aparentando estar a transpirar.

Respondeu que não sabia e a melhor ideia que lhe ocorreu foi a mentira de que “estes prédios nunca deveriam ter saído da Câmara”, entidade a que os mesmos prédios nunca pertenceram, em vez de esclarecer o negócio que ele próprio conduziu e concretizou. E com base na mentira prometeu uma auditoria ao negócio feito há década e meia.

Quando o jornalista lhe perguntou se a auditoria seria realizada pelo Tribunal de Contas, engasgou-se e disse que seria uma empresa privada a fazê-lo. É óbvio que se tínhamos dúvidas estas avolumaram-se dando lugar à transformação daquilo que eram dúvidas em suspeitas fundadas de algo estaria errado neste negócio estranho.

Porque razão excluiu uma auditoria por parte de entidades públicas que têm a competência de auditar ou investigar o Estado, como é o caso do Tribunal de Contas, a Inspeção-Geral de Finanças ou o Ministério Público? Porque prefere uma empresa que ele escolhe e tenta afastar entidades isentas e competentes?

Mas como ficou enrolado como um choco e perante a estupefação geral tirou nova mentira do bolso, a de que o PSD local defenderia a reversão de um negócio que depois defeito ninguém poderá reverter. Depois, planta a notícia num jornal amigo e recorre ao seu Facebook de campanha, apelando aos seus seguidores que “Leiam!”. Como se mentira do comunicado do OS passasse a ser verdade depois de reproduzida num jornal dos seus. Enfim, leiam antes as minhas mentiras...



De caminho lá montou uma peça na sua TV local, feita ao melhor estilo populista, pondo na boca de apoiantes as acusações e insinuações em relação ao jornalista da TVI. A estratégia populista é a habitual dos que não gostam das notícias, em vez de se contrariarem os fatos, tenta-se destruir o portador.

Até ao momento o autarca não esclareceu nada e em vez disso apenas deu mostras de que nada tinha para usar em sua defesa, dando mostras de que este negócio pode ser a sua grande Nau Catrineta, terá ainda muito para contar.