O PROBLEMA DO LIXO




Perante a sujidade evidente em todos os cantos do concelho há os que ficam criticam a gestão do Município e os que acusam as pessoas de falta de civismo. Perlo meio ainda há quem sugira que aqueles que criticam o concelho não gostam da terra, como se gostar o concelho obrigue a ficar silêncio perante os que o arruínam. Quanto a este último grupo não há comentários pois não apontam qualquer solução e nem sequer gostam de identificar os problemas, a não ser que estejam em causa os seus próprios interesses.

É evidente que se ninguém sujar, se ninguém atirar lixo para o chão e se todos tivermos o cuidado de meter o lixo em sacos como deve ser, o concelho estaria mais limpo. Se visitarmos os países mais limpos do mundo percebemos que na base disso está o civismo, nalgumas das cidades mais limpas do mundo até é difícil encontrar caixotes do lixo, o que significa que o cidadão comum guarda o lixo no bolso até chegar a casa.

Mas se assim é isso significa que em concelhos como o de VRSA as pessoas, residentes ou visitantes são porcas?

A função mais elementar de uma autarquia é proteger a saúde dos seus residentes e isso passa pela higiene pública e combate a pragas. Acontece que em VRSA a CM parece ter feito um contrato com a ECOAMBIENTE que fica aquém das necessidades. Se a quantidade de resíduos sólidos contratada ficar abaixo daquilo que a população produz e a CM não paga mais do que o acordado é evidente que a empresa não recolhe as toneladas adicionais. Se a CM contrata com a ECOAMBIENTE que a cidade deve ser varrida apenas por quatro funcionários, é óbvio que a terra ficará por varrer. Se a autarquia não contrata a lavagem das ruas é evidente que as ruas ficam por lavar. É isto que tem a acontecido e é público que a CM para poder acorrer aos seus compromissos financeiras deixa muitas contas por pagar à ECOAMBIENTE.,

É evidente que se alguém chega a um contentor do lixo cheio e mal cheiroso ou volta para casa com o lixo ou vai amontoa-lo junto ao contentor. Se o levar para casa é provável que no dia seguinte tente livrar-se de dois sacos e uma semana depois é provável que tenha uma lixeira em causa. A verdade é que as cidades onde há mais civismo há também regulamentos com coimas pesadas e municípios exemplares no desempenho das suas obrigações.

A verdade é que no nosso concelho a CM não cumpre com a sua parte, mantendo a terra suja, com lixo por recolher, ervas pró arrancar e pragas por combater. Além disso, não faz cumprir nenhum dos seus regulamentos, apenas a ESSE cobra multas a torto e a direito, a autarquia acha que aplicar coimas a quem não cumpre é uma forma de conseguir votos. Na hora de fazer campanhas a única coisa que esta autarca faz são vídeos a falar bem dela própria.