GENTE SEM VERGONHA

 


Ontem avisámos que o Araújo iria tentar destruir as campanhas dos adversários copiando-lhes tudo, já o fez hà quatro anos e desta vez nem esperou muito, já tinha começado a copiar o modelo de vídeos do Carlos Barros e agora, porque não há um mínimo de vergonha, já copiou partes do discurso e o próprio lema da campanha.

Isto não se trata de uma mera cópia de um plagiador com fracos recursos intelectuais, até porque quem tem um primeiro andar da CM a trabalhar para a sua imagem e, segundos consta, para produzir materiais da sua campanha, facilmente arranjaria alguém com ideias.

Quem gasta o dinheiro do Município de forma despudorada para melhorar a sua imagem, que pagou uma fortuna a um assessor para lhe colocar artigos nos jornais, que pagou a um militante dos discursos que constam que lhe escrevia os discursos facilmente pode pagar quem lhe escreva discursos e frases. O que mais há neste país é políticos burros lendo discursos muito bonitos.

Não, o que o Araújo faz não se limita a um plágio do trabalho alheio. Durante quatro anos com queixas judiciais, compra de gente que está à venda e compra de bandeados, o que o Araújo pretende é destruir a campanha dos outros. Não destruiu os partidos e movimentos da oposição e agora resta-lhe destruir as campanhas.

Isto não é apenas oportunismo, falta de honestidade e pouca-vergonha, quando se tenta destruir a democracia está-se a ser muito pior, está-se a adotar práticas fascistas que julgávamos banidas e que nunca acreditaríamos vir a ver no Partido Socialista.

VRSA AMORDAÇADA

 

O ambiente que se vive em VRSA desde que o Araújo chegou à CM é um absuro, algo só visto em regimes ditos fascistas. Não lhes basta os abusos, a forma como favorecem os seus amigos e familiares, tentam silenciar todas as vozes críticas.

E nem sequer é necessária uma crítica mais agressiva, basta um post reclamando de lixo para que os “observadores” da CM identifiquem as pessoas e estas recebam telefonemas intimatórios. E se a crítica for feita no Facebook da CM o comentário é pura e simplesmente eliminado e muitas vezes o autor é banido.

No caso do Largo da Forca a coisa é mais grave pois as ameaças vão mais longe e algumas são encomendadas, o responsável do PS local coloca fotografias tiradas às escondidas para identificação e um dos fotógrafos é o companheiro d chefe de gabinete e putativa candidata a vice-presidente, mas um dia destes colocaremos um post sobre esse senhor.

O campeão das ameaças física é nem mais nem menos do que um polícia promovido a adjunto do Araújo por ser seu cunhado. Lamentavelmente esse senhor desrespeita a farda que voltará a usar e ameaça fisicamente as pessoas que criticam o cunhado chegando ao ponto de visitar no domicílio pessoas que colocam likes no Facebook.

Mas um segundo 25 de Abril está próximo e em VRSA o fascismo será derrubado pela segunda vez no próximo dia 12 de outubro.

ALERTA AOS CANDIDATOS

 


Tenham cuidado com o Araújo, tal como sucedeu à quatro anos vai copiar tudo o que puder. Tem os recursos da CM ao serviço ca campanha, usa equipas da SOLIVA para o Lima dos vibradores tentar enganar os cacelences numa campanha suja como nunca se viu, mss mesmo assim ainda precisa de copiar tudo.

Há quatro anos copiou tudo da candidatura independente, desde a ideia dos vídeos dos testemunhos às palavras de ordem, passando por propostas do programa.

Ainda a campanha não começou e o Araújo que durante quatro anos fez sempre o mesmo estilo de vídeos, agora copia o modelo de vídeos de campanha de Carlos Barros, ao ponto de parecer que foram produzidos pela mesma pessoa.

Cuidem-se, porque para este político fraco que corrompeu a CM com o seu esquema de favorecimento de amigos, camaradas e familiares vale tudo em política e em matéria de ideias é um político copy/past.

LIVRO AMARELO DO LARGO DA FORCA



« Depois de tanta denúncia, a CM lá se lembrou de colocar uma “ameaça” aos proprietários que lá colocam os carros indevidamente. Agora ? No fim do verão ? E todos os lesados que, burros, pagaram o estacionamento e que tiveram que lavar com esta pouca vergonha o verão todo ? Para além de, cereja no topo do bolo, a cancela continuar aberta. Portanto, nada mudou a não ser agora estar lá um papel, meramente visível à entrada, que todos podem ignorar e continuar a entrar pela cancela aberta.

O digno era devolver o valor pago a todos os trabalhadores!»

 

Este Araújo é mesmo um grande pintas incompetente e ridículo, sacou trinta euros a cada trabalhador e depois enganou-os, mantendo a cancela aberta. Perante as reclamações aqui feitas e quase no fim do verão o senhor resolveu o problema de uma forma absolutamente ridícula, colocou um papel com ameaças.

Que vai rebocar os carros e que as “autoridades competentes” irão multar os carros. Isto é, há um parque de estacionamento com cancelas permanentemente abertas que controla as entradas com ameaças. Isto é, o Araújo abre as cancelas permanentemente e depois a GNR vai multar ou rebocar carros de estrangeiros que não sabem português?

Ó Araújo, só tens uma coisa a fazer, devolver o dinheiro que tiraste às pessoas que enganaste! Isto sim, faria um autarca digno, honesto e incompetente, mas essa não é a tua praia, não é verdade?

VALE A PENA APOIAR O ARAÚJO!


No caso da Beatriz Conceição valeu mesmo a pena, num concelho onde é difícil encontrar um emprego e onde uma percentagem significativa vive com apoio e a maioria dos que trabalham ganham em média 800 euros ela encontrou uma verdadeira mina na manjedoura municipal.

Fez três contratos, o último para lhe garantir emprego depois da derrota do Araújo, e abichou e vai abichar um total bruto de 174.660 euros, isto é, em menos de dois mandatos autárquicos ganha o equivalente ao que custa um apartamento!


E o que fez a senhora para o conseguir? Terá passado por algum concurso exigente presidido por um júri isento? Sabe de alguma arte de que a CM estivesse carente, não havendo mais ninguém?

Não, isso é para gente que sobre na vida à sua custa, neste caso foi bem mais fácil, entrou na lista da CDU com o Babita, fez um vídeo de campanha e pouco mais e quando o Babita traiu os seus eleitores e se vendeu ao “Araújo” ela fez o mesmo e foi com o bandeado para a CM, trabalhar com ele.

Fazia falta? É claro que não faz falta nenhuma aos serviços da CM, nem ela, nem a Rita Soares, nem o Xerife, nem muitos outros que se tornaram nos apoiantes do Araújo.



A isto chama-se corrupção moral e ética. Vão às escolas e apresentem exemplos como o desta senhora, digam aos vossos filhos que não precisam de estudar, que basta apoiar um político incompetente, mentiroso e autoritários, que ganharão mais do que todos os outros.

O que faz esta senhora para ganhar muito mais do que a maioria dos vila-realenses?

Mas a história não fica por aqui, enquanto o Babita anda amargurado ouvindo o que os do Araújo anda a dizer do seu desempenho na CM a ex candidata da CDU deu mais um pulinho e já pertence à noca comissão política do PS local, fazendo parte da equipa do poder pessoa do Araújo.

Enfim, há algumas formas de ganhar dinheiro fácil, esta é sem dúvida a mais cómoda.

COM A IMAGEM DE UMA CIDADE NÃO SE BRINCA

 


A imagem turística e comercial de uma cidade é algo de muito sério e criar uma imagem representa um grande investimento. A criação do centro comercial a céu aberto foi um grande passo para melhorar a imagem de VRSA e do seu comércio.

Apostou-se no design moderno, e todos os comerciantes aderiram a essa imagem, pondo fim ao que parecia um bairro da lata comercial.

Mas há sempre quem se sinta mais esperto e não se importa se para se evidenciar destrua toda a imagem de uma cidade. Lamentavelmente quem o faz é alguém que o Araújo promoveu, ajudou e até o incluiu nas suas listas. Por incrível que pareça até faz parte da comissão que gere a taxa turística, na companhia de outro amigo do Araújo e um dos beneficiários do regime, o dono do Hotel Apolo.

Quem autorizou o Coração da Cidade a destruir a imagem do comércio de VRSA com todos pretos, que poderão parecer chiques mas que servem apenas para tentar chamar a atenção para um negócio.

Mais valeria que limpasse a sujidade que faz na Rua Teófilo Braga.

LIVRO AMARELO DO LARGO DA FORCA

«O jardim da escola de Cacela»


É caso para perguntar: afinal o que é que o Lima faz.

Faz vídeos indecentes e política suja e debaixo níve e para isso tem carro e recebe quase 2000 euros!







O MELHOR INVESTIMENTO DO RUI SETÚBAL

 


 

Depois de alguns negócios falhados, como o investimento em Angola o Rui Setúbal, finalmente, acertou no investimento. Foi ele o grande criador da candidatura do Araújo e até hoje é armão atrás do arbusto ou o manipulador da marioneta.

Depois das perdas em negócios falhados e de problemas com dívidas ao fisco o Setúbal lá fez um grande negócio, graças ao Araújo ganha uma fortuna com um part time. Na Base Gov aparecem 123.560 euros, isto é, um total de 151 978,8 euros, já que àquele montante temos de acrescer 23% do IVA. Mas os dinheiros que recebeu não ficam por aqui, temos de considerar alguns pagamentos que não constam na Base Gov e o que tem ganho desde que foi ressuscitada a SGU.

Dificilmente alguém sem habilitações universitárias consegue ganhar desta forma com um part time. Mas o esquema não se fica por aqui. EM vez de faturar em seu nome, fatura com a empresa, que é ele e outra contabilista pouco experiente.

Porquê fatura desta forma? Porque se faturasse em seu nome estaria sujeito à taxa máxima do IRS e pode deduzir despesas pessoais nas receitas da empresa iludindo o fisco.

É assim que os oportunistas estão enriquecendo na nossa terra, onde a população ganha em média 800 euros e os oportunistas que se juntaram ao Araújo estão enriquecendo sem se esforçarem muito.

E como já se costuma dizer na nossa terra, ainda há mais…

LIVRO AMARELO DO LARGO DA FORCA

 


« Largo da igreja em Monte Gordo já está assim desde a semana passada pelo menos.»

 


Ontem vimos um contentor de papel cheio à dias na Rua Conselheiro Frederico Ramizes, em VRSA. Hoje vemos contentores a abarrotar para “embelezar” a igreja de Monte Gordo e alguém acaba de nos recordar o negócio com a Ecoambiente.



O Araújo que prometeu que seria a CM a recolher o lixo parece que mudou de ideias. Mas não se limitou a mudar de ideias, fez um negócio chorudo com a Ecoambiente, que passou a receber 34 milhões de euros. Dantes, faziam insinuações sobre o negócio com a Ecoambiente, se eles faziam insinuações quando que pagava um terço, o que poderemos dizer agora?

E nem sequer podem dizer que foi para melhorar o serviço, pois as muitas reclamações que temos recebido comprovam que nada melhorou. Então porque pagam mais uma fortuna por um contrato que contestavam dantes?

LIVRO AMARELO DO LARGO DA FORCA


 

«Como se vê nas fotos, hoje foi retirada esta casa a uma pessoa. O senhor presidente nem se deu ao trabalho de retirar toda a porcaria que pelo que consta estava la dentro, onde também havia baratas, mas foi mais fácil fechar as janelas e porta com os tijolos . Quem vive aqui sabe a fama que este bairro têm, mas acho que deixar assim mais mau especto dá ao nosso bairro. O senhor presidente faz isto porque não reside aqui. Vergonha devia ele ter na cara.»


O homem que ia recurperar os bairros quando uma casa fica vaga, em vez de a recuperar e entregar a alguém que precise, prefere emparedae as entradas. Sem mais comentários, cada vila-realense que avalie e pense um pouco.



Uma das declarações de Saúl Rosa (PAN) para justificar essa coisa que designam por acordo coligatório, é a de que se compromete «também a apoiar a Câmara na obtenção de financiamento governamental através de candidaturas ao Programa de Construção e Modernização de CROA e ao Fundo Ambiental, permitindo avançar mais depressa e sem sobrecarregar o orçamento local.»

Ou o Saul Rosa tem andado muito distraído ou juntou-se ao Araújo para fazer de nós parvos. A verdade é que o Araújo não precisa da sua ajuda para encontrar fontes de financiamento e muito menos de ajuda para uma candidatura ao CROA como o Saúl promete.

A verdade é que o Araújo já se candidatou por duas veze ao CROA, no ano de 2024 recebeu 200 mil euros a fundos perdidos e em 2025 foi aprovado um financiamento de 100 mil euros. E o que fez o Araújo?

Nada, isto é, andou tão ocupado em festarolas e viagens que não usou o dinheiro que teve à sua disposição. E onde estava o Saúl para denunciar esta situação absurda, defendendo a modernização docanil com dinheiro que a CM teve à sua disposição? Não sabemos, o que sabemos é que durante quatro anos não o vimos.



Mas se a CM de VRSA nada fez, perdendo um financiamento de 300 mil euros, o mesmo já não sucedeu com a CM de Castro Marim. O que é estranho é que estes amigos dos animais criticam a CM de Castro Marim para ajudar o Cipriano e fazem este acordo inventado pelo Araújo, que até usa a palavra “coligatório” que não existe. Estarão preocupados com os animais abandonados ou quererão outra coisa?

Então o Araújo recebe 300 mil euros e sem ser obrigado a qualquer comparticipação e não usa um tostão, a CM de Castro Marim recebe 100 mil euros e em cima disso gasta mais 200 mil euros e os nossos amigos criticam a CM de Castro Marim e amantizam-se politicamente com o Araújo.

Será que o Saúl sabe que as instalações do canil/ gatil são partilhadas pelas CM de Castro Marim e de VRSA (ainda que o ignorante do Cipriano diga que são de VRSA9 e que combinaram fazer candidaturas separadas ao CROA, que a CM de Castro Marim não só cumpriu como investiu muito mais e que o Araújo não investiu um tostão?



Será que o Saúl sabe que foram feitas 800 esterilizações de animais, que custaram 87 mil euros à CM e que a CM de VRSA não gastou nada

Será que o Saúl sabe que as duas CM combinaram dividir com a CM de Castro Marim contruírem instalações novas em conjunto e que o Araújo os enganou, apresentou uma proposta para ser ele a construir instalações novas, recebeu um financiamento de 200 mil euros e depois não fez nada.

Os animais não votam, mas estão sendo usados por gente oportunista para armas de arremesso político. O Saúl não sabia de nada disto? Acredite quem quiser.


Sejamos honestos e não usemos os animais de forma oportunista para ambições políticas ou económicas pessoais. Ao menos respeitemos a verdade. A Marta Setúbal há quatro anos fez um acordo coligatório e foi paga com uma assessoria que lhe dava mais de 2000 euros mensais sem fazer quase nada. Veremos quem vai ser remunerado desta vez.

ACORDO COLIGATÓRIO?

 


Sempre que o CHEGA diz qualquer coisa o PS publica um comunicado numa tentativa ridícula de promover uma bipolarização, para desvalorizar os outros partidos.

Desta vez foi a propósito daquilo a que os do PS do Araújo chamam de “acordo coligatório”. E o comunicado faz uma grandiosa explicação sobre o que é uma coligação e o que é um acordo coligatório. O que dizem ser uma coligação corresponde à verdade. Mas todo o relambório sobre o “acordo” coligatório é absolutamente falso.



Porquê? Não sabemos se no castelhano a palavra coligatório existe, mas a verdade é que tal palavra não existe tal palavra, até os corretores ortográficos do Word o sinalizam como erro ortográfico.

Já o ano passado inventaram um acordo coligatório com o LIVRE, mas ao contrário deste ano o símbolo do LIVRE nunca apareceu ao lado do PS dando a ideia de uma coligação. Aliás esse acordo coligatório serviu aapenas para a Marta Setúbal ganhar umas massas como assessora até se zangar com o Araújo, quando a ex- vereadora Conceição Pires e o Araújo queria meter o Fernando Horta em vez da Marta Setúbal.

Veremos quem ganha com este acordo “coligatório”  se o Araújo sobreviver,  os canitos ou, como sucedeu com a Marta Setúbal, o Saúl.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa:

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/o-que-e-isso/2113#

UMA CASA PARA TODOS OS QUE VOTAREM NO INCOMPETNETE

 


No Ártico há uma cidade onde toda a população vive no mesmo prédio e parece que em VRSA vai haver algo muito parecido, ao ritmo que o Araújo anda oferecer casas no CINE FOZ uma boa parte da população vai mudar-se para lá, tantos são os apartamentos que o mentiroso já ofereceu.

Ainda hoje andou na CM a prometer apartamentos a todos os funcionários, isso para além de ter prometido aos POC e a todos os que trabalham a recibos verdes de passarem para o quadro.

Só que o Araújo tem um pequeno problema, primeiro tem de ganhar e depois veremos se há casas e empregos para tanta gente enganada. Basta perguntar aos muitos vila-realenses a quem ele fez promessas nas últimas eleições se o mentiroso cumpriu.

Mas há aqui um pequeno senão, o incompetente vai voltar para professor de espanhol e em vez de ser ele a dar vai ser ele a andar a lamber o rabo aos de Faro para ver se arranja melhor.

TIRA PAN, PÕE PAN, TIRA PAN

 


O desgraçado do Araújo, o autarca mais detestado e odiado que passou por VRSA tenta branquear a sua imagem atrás de terceiros. Há quatro anos inventou um “acordo coligatório” com o LIVRE, mas a coisa acabou mal com a Marta Setúbal, o “casamento” acabou em gritos e com a filha do dono do Araújo a bater com a porta.

Agora o Araújo tentou branquear-se atrás do rapaz dos canitos e inventou uma coligação. Começou por usar a sigla do PAN, depois colocou outdoors com autocolante que o tapava e agora tirou os autocolantes.

É o desespero de quem se sente perdido e que vai ser corrido no próximo dia 12 de outubro, vai ser corrido da CM e como já tem casa na Costa Esuri, sinal de que anda a nadar em dinheiro, vai ser corrido para Espanha, porque depois de cair do cavalo até vai ter receio de andar na rua e cruzar-se com os que foram perseguidos, ameaçados ou enganados.

Enfim, um professor de espanho tem toda a vantagem de treinar a língua em Espanha, assim não diz aos putos que caneta em espanhol se escreve caneta!

O QUE SE É QUE O ARAÚJO TEM?


Por mais que o pobre do Araújo se desfaça em fotos sorridentes, com a esposa a garantir num post que ele é boa pessoa e o bandeado do Cardigos a comentar que além de boa pessoa é muito competente, a verdade é que nunca vimos tantos posts e reclamações públicas, tantos comentários e pessoas banidas na sua página e na página da CM e, para cúmulo, tantos socialistas de sempre a dizerem que pela primeira vez votarão num candidato do PSD.

Onde é que se viu em Portugal a esposa de um político tentar convencer-nos de que ele é uma boa pessoa, depois de andarmos quatro anos a conhecê-lo cada vez melhor? A verdade é que já o conhecemos de ginjeira.

O que é que o Araújo tem que só aqueles que ganharam dinheiro à sua custa, como o triste do Cardigos, gostam dele? A verdade é que o homem não pega, nem que se pinte de amarelo.

A coisa está tão feia que num post no seu Facebook de grande político só se podem ler comentários a desancar nele e os próprios incondicionais que tentam ajudá-lo com partilhas, se esquecem de lhe dar um like, com o post a ter mais partilhas do que likes.

CAMARADA ARAÚJO?

 




O Araújo não é como um qualquer socialista, como o Mário Soares que sempre foi tratado pelos socialistas por camarada. Não, o Araújo é um ser superior e com ele as regras são outras.

Mal chegou o Facebook da CM começou a referir-se a ele por “senhor Presidente”, tratamento único em Portugal onde todos os presidentes de câmara são tratados nas páginas oficiais por “presidente”. Aliás, na própria página oficial da Presidência da República Marcelo Rebelo de Sousa é tratado simplesmente por presidente. Sem senhor.

Até no WhatsApp do PS de VRSA os militantes já sabem, têm de tratar o Araújo por Senhor Presidente. O ridículo chega ao ponto de um pateta do partido ter escrito uma mensagem onde se manifestava todo indignado, vejam lá que e o povo nem o trata por Senhor Presidente!

Quando se sentiu gozado deixou de ser usado o “Senhor Presidente”, mas como este Araújo não é um qualquer Araújo passaram a tratado por “Álvaro Pala de Araújo”. Isto é, há Araújos e Araújo, mas este é de uma grande linhagem é “de” Araújo. O seminarista que na aldeia era um barrabotas aqui parece ter nascido no solar do Minho, filho de alguma família nobre.

Não admira a resposta que deu a uma funcionária das que mais o apoiava (dispensamo-nos de dizer o nome) quando esta o tratou por camarada. Quando a funcionária o cumprimento com um:

" Bom dia camarada, tudo bem?! "

A resposta foi seca e imediata:

" Camarada não, Senhor Presidente, não vamos confundir....

chão num lado, rodapé para outro..."

O Araújo tem razão, essa coisa de camarada é para socialistas de segunda e sem sangue azul como Mário Soares, com ele tem de ser Senhor Presidente. Ou para comunistas, como no título de um livro de Manuel Tiago, um pseudónimo de Álvaro Cunhal. É por estas e por outras, muitas outras que em VRSA se sente no ar o fodor bafiento do fascismo.

Vamos fazer uma coleta para lhe pagar uma consulta a um psicólogo.

MAS QUE GRANDE ALDRABÃO!

 


No comício de apresentação da candidatura, um fracasso já que tirando os candidatos e as comitivas de fora havia menos gente do que cavalos no tyempo em que no Largo da Forca existia um bebedouro, o Araújo voltou a fazer o que mais gosta de fazer, mentir.

Então não é que o rapaz disse que não devia nada a ninguém. Ainda recentemente os jornais deram a notícia de que o Município era dos que mais devia a fornecedores. Mas, pior do que isso, deve milhares de euros em horas extraordinários a trabalhadores da SOLIVA, que se fartam de trabalhar para aquecer.

Até dois afilhados que promoveu a encarregados e junto dos quais ninguém falam por recearem serem os olhos e ouvidos do Araújo, já se queixam que lhes devem muitos milhares de euros em horas extraordinárias.

Ainda em julho do ano passado o Conselho de Finanças Públicas publicava um relatório onde afirmava que: 

«"O caso mais dramático é apresentado pelo município de Vila Real de Santo António que passou de um prazo de pagamento de 29 dias para 184 dias. Pior só o município de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, que demora, em média, 193 dias a pagar aos seus fornecedores (em 2022 demorava, em média, 254 dias, quase nove meses)."»

Ó Araújo, quando deixas de ser mentiroso, um dia destes o teu nariz vai da tua casa nas Hortas até à tua nova casa na Costa Esuri!



 

Vejam bem o que este autarca trafulha escreveu para anunciar o paque de estacionamento para trabalhadores em Monte Gordo. O rapaz dizia que não conseguia resolver tudo, mas que tinha “o dever de facilitar a vida das pessoas”. E o mesmo trafulha que prometeu acabar com o estacionamento tarifado, chegando mesmo a enganar os vila-realenses anunciando a concretização desta medida, esqueceu-se da promessa e vem cobrar “apenas 30 euros” aos utentes do estacionamento de Monte Gordo.

Dizia o rapaz que era uma medida simples, mas justa” Justa porquês, pela criação do estacionamento num terreno baldio ou a cobrança dos 30 euros? E ainda se gaba de que apoia “quem todos os dias ajuda o concelho a funciona – e sustenta as suas famílias com esse esforço”.

Mas que grande traste sem vergonha, a justificar o estacionamento pago por trinta euros porque se trata de trabalhadores que ajudam o concelho e sustentam as famílias.

É a isto que os portugueses designam por políticos de caca, cobra o estacionamento, ainda se gaba de estar a ajudar quem ajuda o concelho. E o que fez depois?

Meteu os 30 euros no bolso, para pagar as cantorias do Catarino e agora os trabalhadores que ajudam o concelho e as famílias andam desorientados porque este incompetente mentiroso muito simplesmente decidiu que os turistas e quem quiser podem usar o estacionamento gratuitamente. Isto é só aqueles que precisam de trabalhar para sustentar a família têm de procurar estacionamento porque o parque está cheio de viaturas de turistas!

LIVRO AMARELO DO LARGO DA FORCA

  


1.ª Queixa:

«Apetece dizer “outra vez arroz” mas é que isto é incrível. Somos um casal e ambos trabalhamos em hotelaria em Monte Gordo. Fazendo as contas são portanto 60€ pagos à CM de Vila Real de Santo António. Para quê ? Para todos os restantes, não pagarem e terem o mesmo usufruto do estacionamento do que nós. Todos os dias deparo-me com carros novos, matrículas estrangeiras, carros com malas por cima dos tejadilhos, carros todos tapados que claramente estão ali para ficar a quinzena. Hoje é domingo, antes de empeçar ao trabalho, o que é que encontro ? Parque cheio, sem lugar. Será que os trabalhadores multiplicaram-se durante o fim-de-semana prolongado ? Eu só vejo é trabalhadores de praia, saírem com sombrinhas, toalhas e toda a artilharia de praia, isso sim.

Além do parque não ter absolutamente condições nenhumas! As pessoas metem lá os cães a fazerem as necessidades sem nunca apanharem. Portanto, quando encontro lugar, ando a evitar as milhares de minas que estão pelo chão. Claro, se houvesse mais segurança e que estivesse constantemente alguém e assegurar aquilo era outra coisa! Queremos o nosso dinheiro de volta!»



2.ª Queixa:

«Boa tarde, mais uma vez venho falar desta vergonha que é o parque de estacionamento em monte gordo supostamente para trabalhadores, peço o anonimato mas deixo aqui algumas fotos e um vídeo porque isto já está num estado em que chego para vir trabalhar e não há lugar, desde carros espanhóis a carros com malas por cima, carros TVDE e para não falar da abundância de coco de cão que por ali está nesse parque. Cada vez que falamos com o senhor que trabalhar ali e expomos a situação a resposta é sempre a mesma “ para a semana as cancelas estão arranjadas e só abre e fecha com o cartão” isto é totalmente mentira já passaram 2 meses e meio e isto continua, nós pagamos para vir trabalhar e não temos lugar ou então somos obrigados a discutir com alguém que está a entrar em sentido contrário só porque querem um lugar e aquilo está aberto! Eu gostava de ter o meu dinheiro de volta visto que aquilo fica aberto a toda as pessoas, é uma vergonha este Araújo e os seus negócios de amigos!»

Multiplicam-se as queixas em relação ao parque de estacionamento de Monte Gordo reservado a trabalhadores. O Araújo gabou-se como se fosse o salvador dos trabalhadores, cravou 30 € a cada um e o que fez depois? Manteve o parque livre para quem quiser usá-lo e nem sequer se dá ao trabalho de o cuidar.

SEM COMENTÁRIOS

 


LIVRO AMARELO DOLARGO DA FORCA


«Ribeira da GAFA, perto do Golf vila nova de cacela dia 14 de agosto às 19h 45m»

Vá Lima, deixa de te armar em mestre da procissão, despe a opa de acólito e em vez de fazeres filmes com os outros a trabalhar, justifica os que ganhas e o carro privativo, mete o fato de trabalhador e toca a tirar o lixo!

LIVRO AMARELODO LARGO DA FORCA

«Como tanta fiscalização do fazedor Lima na freguesia de vncacela, mais propriamente manta rota, ainda não viu estas tampas soltas e estas grelhas e sumidouro entupido de folhas

Largo agradeço o meu anonimato»





LIVRO AMARELO DO LARGO DA FORCA


 

«Parque dos trabalhadores”… qualquer um consegue entrar… 3 a cada 10 carros são espanhóis…

Se possível manter o meu anonimato… obrigado»

Multiplicam-se as reclamações dos trabalhadores que pagaram a assinatura do estacionamento no parque de Monte Gordo e agora não têm onde estacionar os carros. O Araújo cobrou-lhes as taxas, gabou-se de colocar este parque ao serviço dos que trabalham em Monte Gordo e agora borrifa-se para o trabalho de gerir as entradas. Sempre ganhou dinheiro para as suas festarolas.

A isto  chama-se explorar gozar com  quem trabalha.

OBRIGADINHO Ó BANDEADO!

 


Quem leu o post do bandeado Cardigos dando conta que ao fim de muitos anos foi colocado como professor com horário completo e leu este artista diz que “felizmente tenho de dar prioridade a quem confiou e confia no meu trabalho”, deve ter ficado com lágrimas nos olhos ao ver a dedicação deste artista em quem confiou nele.

Mas o seu raciocínio deve ser um pouco lerdo e acrescentou “felizmente” e ao dizê-lo diz tudo, é como quem diz, “eu sorte, tenho comissão de serviço na cM”. E felizmente porquê?

Porque sendo reconhecidamente incompetente  e estando fora quando faz falta, como tem sucedido em várias situações de emergência, se não fosse o Araújo teria de ir dar aulas para Mértola!

Isto é, teria de alugar casa, ficar a muitos quilómetros de casa, seria obrigado a trabalhar e ganharia menos. Na CM tem carro de serviço, gabinete fresco, ganha mais, tem quem lhe faça o trabalho e ainda pode beber uns copitos quando o calor aperta. Ainda por cima a colocação como professore seria por um ano.

E como homem leal que é tem de “dar prioridade a quem confiou e confia” nele. Temos perante um homem de princípios para quem a confiança estará cima dos interesses. Mas vejamos como é a lealdade do artista.



Durante a última campanha eleitoral era um dos membros da candidatura independente mais agressivos para com os outros candidatos, até tinha de ser resfriado. Mas mal foi eleito ficou incomunicável, deixou de receber as chamadas do cabeça da lista de candidatos à Assembleia Municipal, dizia que estava preparando exames.

Mas quase no dia seguinte soube-se que já tinha um tacho na CM, tendo protagonizada a traição política mais rápidas das últimas autárquicas, de um dia para o outro traiu os que confiaram o seu voto nele a troco de um tacho oferecido ao Araújo. E em cima disso ainda se envolveu numa tentativa de fazer passar a candidatura independente para o controlo do Araújo.

Um traidor é um traidor e mais tarde ou mais cedo tudo se sabe e terá o destino que merece, o desprezo dos vila-realenses,

LIVRO AMARELO DO LARGO DA FORCA



«Boa tarde largo da força!

Seria possível mostrar o belo jardim que estão fazendo perto da minha casa???? Agradeceria imenso se uma publicação vossa pudesse ajudar

Isso se encontra assim a semanas e ninguém faz nada

Agradecia o anonimato

Muito obrigada»

VALE A PENA FAZER POLÍTICA COM O ARAÚJO


Em VRSA há dois tipos de cidadãos os que têm de fazer pela vida e os que se juntam a um político oportunismo e conseguem lugares, sem qualquer concurso, passando à frente de todos os outros, como se uns fossem de primeira e os outros de segunda.

Não admira, toda a carreira profissional do Araújo no Instituto de Emprego e Formação Profissional, foi sucessivamente nomeado chefe de um serviço sem qualquer concurso, isto é recorrendo às nomeações políticas na base das cunhas.

Foi assim que se tornou num verdadeiro lambe cus do Luís Gomes, já que sem as cunhas deste teria regressado à escola quando o PSD estava no Governo. Para isso sujeitou-se a tudo, até apanhar boladas de futebol fazendo de guarda redes da equipa do ex-autarca.

É preciso acabar com esta corrupção pois não é aceitável que num município seja instituído um verdadeiro regime araujiano onde se ignora princípios constitucionais como o da igualdade. É importante acabar com esta ditadura de oportunistas.

POBRE BABITA


Traiu os seus eleitores e o partido onde militava para servir o Araújo, com o falso argumento de servir VRSA. Serviu o Araújo fielmente durante quatro anos e serviu-se do concelho durante esse tempo, mas agora teve o destino das pastilhas elásticas, vão para o lixo depois de mastigadas.

Agora limita-se a espumar como a cerveja que exibe num post colocado na hora em que o Araújo apresentava a sua candidatura ou a dizer baboseiras indecifráveis.

E o pior de tudo é o que os seus “amigos” andam a dizer sobre a sua competência e disponibilidade para trabalhar. Terá valido a pena ficar com o carimbo de quem traiu?

QUANDO SE FAZ SEM NADA FAZER


Já repararam que quase tudo de que o Araújo anda a gabar-se em nada resultou da sua ação, da sua gestão à frente da CM ou mesmo das suas famosas cunhas que agora não são nenhuma, daí que este político oportunista agora disfarça dizendo que a sua lista não é de esquerda, nem de direita, é uma espécie de PAN para humanos?

Pois é, quanto dinheiro da CM, resultante do famoso equilíbrio financeiro foi investido nas obras que agora preenchem a sua propaganda oportunista? Nem um tostão, é tudo verbas do PRR de que todos os autarcas beneficiaram e a maior parte nem sequer tiveram a sua intervenção, já que resultam da transferência de competências do Governo para as autarquias, que ocorreu há pouco mais de um ano.

Quantas casas foram construídas durante o seu mandato? Nenhuma.

O que investiu ele nas remodelações de escolas e centros de saúde? Nem um tostão, nada resulta de dinheiro da CM ou da sua ação enquanto autarca.

A prova de que nada fez está no fato de tirando as obras do PRR que o mais incompetente dos autarcas teria conseguido, o Araújo nada tem para mostrar, rigorosamente nada a não ser viagens, festarolas, foguetórios, empregos para amigos e um regime fascista imposto em VRSA.

A única obra de que se pode gabar é uma pequena pista de skate, que os jovens não pediram, cuja ideia nem foi dele e que prometeu que seria em Monte Gordo. É por isso que no próximo dia 12 de outubro este autarca mentiroso, incompetente e de carácter duvidoso vai de skate.


MENTIR TRÊS VEZES COMO SÃO PEDRO

 


Neste caso a semelhança entre São Pedro e o Araújo nada tem que ver com o seu percurso de seminarista, até porque este católico praticante já foi acusado por um responsável da Igreja Católica de VRSA de ter uma ação maléfica em relação a esta igreja, isto é, uma ação do Diabo. O homem é católico em Monte Gordo mas em VRSA parece estar feito com a Igreja Evangélica e se de dia vai as procissões de Monte Gordo, pela calada da noite vai fazer ofertas aos evangélicas.

Mas se São Pedro mentiu Três vezes antes do galo cantar, o Araújo também já enganou os residentes dos bairros sociais três vezes antes do galo das eleições cantar no dia 12 de outubro.

Mentiu com todos os seus dentinhos quando assegurou que as obras de recuperação dos bairros sociais iniciar-se-iam no primeiro trimestre de 2023. Voltou a mentir-lhes em reuniões com residentes e como achou que era mentiroso dizem-nos que terá voltado recentemente ao ir aos bairros assegurar que tinha 400 mil euros para as obras, isto é, dez vezes menos do que o custo destas obras.

E mente porquê? Ele que segundo consta comprou uma vivenda na Costa Esuri, porque não lhe bastaria uma luxuosa vivenda nas Hortas, goza com quem vive em casas degradadas, para que estes votem nele, para que ele e os seus amigos continuem a enriquecer.

VAIS CONTINUAR, NÃO VAIS?



O AUTARCA DOS AJUSTES DIRETOS

 


As compras do Estado obedecem a regas para assegurar a igualdade entre empresas e a transparência, por isso a regra são os concursos e a exceção são os ajustes diretos ou as consultas prévias.

Há situações em que se justifica o recurso a um ajuste direto, por exemplo, quando uma empresa tem o exclusivo da venda de um bem ou serviços. Em compras de menor montante faz sentido o ajuste direto ainda que a preferência deveria ir para as consultas prévias, procedimento no âmbito do qual se consultam três empresas.

Todavia, é sabido que muitas consultas prévias não passam de cambalachos, já que não raras vezes já se sabe quem vai fornecer e os outros dois consultados não passam de figurantes combinados.

Lamentavelmente, basta uma consulta à Base GOV para se perceber que a CM de VRSA recorre de forma sistemática ao ajuste direto e não raras vezes há fortes indícios de comprar a amigos do Araújo, como iremos demonstrar. E quando não se recorre ao ajuste direto usa-se o expediente da consulta prévia.

Não raras vezes percebe-se que se pretende disfarçar com o recurso à consulta prévia. Por exemplo, quando se adquire o “fornecimento contínuo de Refeições - Pronto a comer (Proteção Civil, Executivo e Entidades oficiais)” opta-se pela consulta prévia, compreende-se, sabendo-se das ligações do Araújo ao Luís Camarada convém disfarçar e por um negócio de apenas 19 mil euros, recorre-se a este procedimento.



Não deixa de ser curioso que o Luís Camarada, um apoiante militante do Araújo, que fez parte da sua lista de candidatos à Assembleia Municipal tem quase o exclusivo do fornecimento de refeições à CM de VRSA e é das poucas empresas em que o procedimento mais frequente é a consulta prévia. Dá jeito disfarçar este exclusivo, não dá?

O curioso é a capacidade do Luís Camarada estar sempre com o poder, foi um apoiante do Luís Gomes, depois da São Cabrita e agora é um feroz defensor do Araújo. Esperemos que depois do Araújo ir de skate o próximo autarca eleito meta este senhor fora da manjedoura municipal. Já é tempo de todos os empresários do setor merecerem serem tratados de forma igual pelo Município.


EM QUATRO ANOS FIZESTE MUITO?


Então diz-nos o que fizeste em três anos e meio? Fazer muito é uma pequena praça em Cacela e uma minipista de skate que ninguém pediu e que constava no teu programa para Monte Gordo?

Porque mudaste de ideias e em vez do prometido optaste por VRSA quando a ideia nem sequer foi tua, mas da então candidata pelo PS à JF de Monte Gordo? Será porque estás tão convencido de que com o bandeamento do Catarino não precisavas de fazer nada em Monte Gordo.

E o que fizeste nos últimos três meses? Levaste alguns idosos em excursões muitos outdoors com obras financiadas e decididas pelo Estado, que em nada resultaram da tua ação, já que a maior parte do tempo andaste a laurear a pevide em viagens que nos custaram milhões.

Móo, vai dar banho ao cão…