A MENSAGEM DE ANO NOVO DO VIANENSE



Alguns comentários

Ao fim de mais de dois anos usa pela primeira vez o emblema do Partido Socialista. O motivo é óbvio, tem sido denunciado que de socialista nada tem e, muito provavelmente, está a ser abandonado pelos seus camaradas, que não se revêm num executivo de bandeados, na compra de opositores, numa CM transformada no poder de uma família e nos tiques autoritários.

Amortizou 23 milhões de euros da dívida em dois anos

Como é que uma CM que tem uma receita anual que ronda os 30 milhões consegue amortizar 23 milhões, quando se sabe que depois de pagas as festarolas não tem dinheiro para parafusos? Talvez o vianense explique melhor.

Teve a maior receita se sempre:

Mas que grande feito do vianense! Todos os anos por força da inflação as receitas crescem e nestes dois anos Portugal teve as maiores taxas de inflação desde que entrou para o euro. Ainda por cima, devido a crises financeira e, depois, ao covid, a última década foi de redução das receitas. Era natural que a retoma do turismo em 2023 se traduzisse na maior receita de sempre deu se gaba.

Mas o vianense não explicou nada disto e, pior, escondeu que em consequência da transferência das competências no domínio do ensino e da saúde aumentaram de forma brutal as transferências do governo, que ele agora apresenta como obra sua. Por exemplo, em 2023 a CM pagou os vencimentos do pessoal auxiliar das escolas, isto é, o Estado passou a transferir todo este dinheiro para a “receita “ da CM. Mas que grande Araújo!

100 Habitações foram atribuídas a 100 famílias do nosso concelho.

A maioria dessas 100 habitações já tinham sido atribuídas há muitos anos, o que o vianense fez foi prescindir dos direitos que tinha sobre esses prédios, para os comprar a preços de mercado, num negócio que deixa muitas dúvidas, já que quem ganho com este negócio não terão sido as famílias a quem ele se farta de cobrar o favor, mas sim os fundos que ganharam mais de quatro milhões de forma muito duvidosa.

É curioso que ele diga que as habitações foram todas para famílias no concelho. Há quem diga na rede que também foram para famílias de Beja.

“Requalificámos as escolas”

O quê, este senhor diz que requalificou as escolas? Substituiu o soalho numa pequena escola, instalou uns quantos bancos de madeira e reparou as consequências da inundação numa escola secundária, inundação que resultou da sua própria negligência, já que nada fez apesar dos avisos meteorológicos, que a própria CM divulgou no Facebook!

“recuperámos os parques infantis”

Apenas uma parte foi pago pela CM e essa parte é uma parte muito pequena do que ganha o Rui Setúbal num ano e ainda menos do que ele paga ao assessor de comunicação social que o ajuda a colocar notícias contra adversários, a plantar artigos que não parece serem escritos por ele e nada para favorecer o concelho.

“Distribuímos os livros de fichas a todos os alunos do 1.º ciclo”

Só o que gastou no motocross na praia dava para pagar os livros de fichas durante dez anos. É algo que todas as autarquias fazem, mas só em VRSA é que o vianenses “cobra”.

“Priorizámos o desporto”

Há, há, há.

Aumentou a prática desportiva dos vila-realenses em VRSA?

“Requalificámos infraestruturas”
Quais e quanto gastou? Gastou menos do que em passagens de anos para o Catarino cantar. E ele dançar.

“Investimos meio milhão de euros no complexo desportivo”

E quanto é que pagou a CM?

“Fomentámos o turismo e o comércio local”

Está falando das  minis que se vendem nos seus eventos pimba?

Enfim, tudo tretas e esqueceu-se de falar de muitas coisas vergonhosas que fez.

Uma última nota: isto é uma mensagem de Ano Novo de um político sério ou é mais um balanço forçado de autoelogio do vianense?

PS. Ainda bem que usou o símbolo de um PS que deveria sentir-se envergonhado pelo que temos visto, assim as pessoas não ficam a pensar que terá sio eleito por algum partido de extrema-direita.