SER DE ESQUERDA E SER DE EXTREMA DIREITA


EM Portugal basta inscrever-nos num partido de esquerda e recebemos um certificado que garante sermos de esquerda. E também é fácil catalogar um político de extrema-direita e daí a chamarem-lhe fascista vai um passo.

Não temos dúvidas de que o André Ventura lidera um partido que está bem à direita e que em termos europeus está alinhados com partidos catalogados de extrema-direita, ainda que governem um país como a Itália.

Portanto o André Ventura será de extrema-direita ou estará bem à direita. E o vianense é de esquerda?

Vejamos, então.

Que se saiba o Ventura não tem caceteiros que andem a ameaçar fisicamente quem o critica.

Certamente o Ventura silencia quem o critica no seu Facebook, mas faz precisamente o que o vianense faz. Mas banir alguém no seu site pessoal nada tem de anormal. Anormal é um autarca banir cidadãos de pleno dirito numa página do Estado, que não lhe pertence, como o Facebook da CM de VRSA.

Ainda não ouvimos dizer que o André Ventura manda um caceteiro fazer visitas noturnas de pessoas que metam likes noutros partidos. Mas em VRSA há quem já tenha sido visitado à noite por meter likes num Facebook da oposição.

Tanto quanto sabemos o único caso de contratação de familiares com dinheiro do Estado pelo Ventura limita-se ao pai de uma deputada que é assessor do grupo parlamentar. EM VRSA e usando uma expressão popular são mais do que as mães e só da família do vianense tem dois, o cunhado e a cunhada. Esta última nem trabalhava na CM e de um dia para o outro entrou nos quadros.

O André Ventura não compra adversários políticos, mas em VRSA o vianense até um eleito do CHEGA já “comprou”, para além de um eleito pela candidatura independente, do Babita e até o Francisco Horta bandeou-se para ser candidato na lista do vianense.

É verdade que o André Ventura faz críticas à comunidade cigana que são inaceitáveis. Nesse ponto o vianense tem uma posição diferente e até já vai às missas de igrejas evangélicas. Acontece que só o faz desde que precisa de votos e não termos a certeza de que seja uma forma digna de tratar uma comunidade.

Enfim, quem é de esquerda e de extrema-direita. Cada um pensará o que entender, por aqui no alinhamento das fotos não tivemos dúvidas em colocar o vianense do lado direito. É óbvio que o Ventura está muita à direita, mas por aquilo que temos visto em VRSA o vianense não está à sua esquerda.