WCA PRODUCTIONS: O NEGÓCIO DOS COPOS


Nos grandes eventos públicos é normal as grandes marcas de bebidas oferecerem copos no quadro de patrocínios, é por isso que esses copos de plásticos que são usados nas barracas terem o logo dos patrocinadores, Sagres, Superbook etc.

Mas, na passagem do ano o Araújo e os seus amigos da WCA Productions montaram um esquema muito esperto para arrecadarem lucros extras e fáceis. Os copos tinham o logo da CM e eram vendidos a 1 euro. O ridículo, está na originalidade de as pessoas pagarem o copo à parte e se quisessem outra imperial sem pagar o copo usavam o copo sujo.

Como se lê na fatura, copo era faturado à parte. E um copo que custa pouco mais de cinco cêntimos, já que são comprados na China, ao preço da uva mijona. Isto é, desta forma conseguiram um lucro de cerca de 1.600€ só na venda dos copos.

Como se pode ver na fatura da WCA Productions, provavelmente uma das muito poucas que terão emitido, um terço da imperial corresponde ao copo, isto pagou-se 2€ pela imperial, e pelo copo que nunca é cobrado pagou-se 1€, ou seja, um terço do dinheiro foi para o copo.

E para quem foi o dinheiro? A crer no que nos foi informado por um comerciante os copos foram vendidos pela WCA Productions, que apesar de não haver qualquer contrato terá sido o organizador. Pelo que nos disseram os copos foram pagos a dinheiro e sem fatura.

Mas como muito provavelmente não emitiram quase nenhuma fatura não só embolsaram o lucro da cerveja mais o lucro do copo, como ainda ficaram com os 23% de IVA no bolso, o que terá dado um belo saco azul.

Para onde foi este dinheirinho dos copos, um dos maiores lucros da festa? Perguntamos nós.

Há neste negócio indícios mais do que suficientes para uma investigação fiscal, senão pior.