Nos grandes eventos públicos é normal as grandes marcas de
bebidas oferecerem copos no quadro de patrocínios, é por isso que esses copos
de plásticos que são usados nas barracas terem o logo dos patrocinadores,
Sagres, Superbook etc.
Mas, na passagem do ano o Araújo e os seus amigos da WCA Productions
montaram um esquema muito esperto para arrecadarem lucros extras e fáceis. Os
copos tinham o logo da CM e eram vendidos a 1 euro. O ridículo, está na
originalidade de as pessoas pagarem o copo à parte e se quisessem outra
imperial sem pagar o copo usavam o copo sujo.
Como se lê na fatura, copo era faturado à parte. E um copo que custa pouco mais de
cinco cêntimos, já que são comprados na China, ao preço da uva mijona. Isto é,
desta forma conseguiram um lucro de cerca de 1.600€ só na venda dos copos.
Como se pode ver na fatura da WCA Productions, provavelmente
uma das muito poucas que terão emitido, um terço da imperial corresponde ao
copo, isto pagou-se 2€ pela imperial, e pelo copo que nunca é cobrado pagou-se
1€, ou seja, um terço do dinheiro foi para o copo.
E para quem foi o dinheiro? A crer no que nos foi informado
por um comerciante os copos foram vendidos pela WCA Productions, que apesar de não
haver qualquer contrato terá sido o organizador. Pelo que nos disseram os copos
foram pagos a dinheiro e sem fatura.
Mas como muito provavelmente não emitiram quase nenhuma fatura
não só embolsaram o lucro da cerveja mais o lucro do copo, como ainda ficaram
com os 23% de IVA no bolso, o que terá dado um belo saco azul.
Para onde foi este dinheirinho dos copos, um dos maiores
lucros da festa? Perguntamos nós.
Há neste negócio indícios mais do que suficientes para uma
investigação fiscal, senão pior.