EMPRESÁRIOS E CANDIDATOS AUTÁRQUICOS





É bom que os empresários, como qualquer cidadão se envolvam na política na qualidade de cidadãos. Também não fica mal que entre os seus apoiantes apresente os empresários. O que não parece nada bem é que esses empresários  tenham sido firmes apoiantes e admiradores de Luís Gomes e agora que julgam que os tempos mudam já se bandearam. Pior ainda é quando alguns destes empresários ganharam com a gestão do luís Gomes ou quando exercem atividades que podem ter muito a ganhar com os apoios da autarquia.

Este é o envolvimento dos empresários que cheira mal e que remete para um dos grandes problemas da democracia portuguesa, o financiamento dos partidos e, em especial, durante as campanhas eleitorais. Nunca antes do envolvimento na vida politica autárquica tinha ouvido falar de forma tão descarada de financiadores, dinheiro e empresários. Pior ainda, deu para se perceber que quem financia dá ordens.

Já todos ouvimos falar dos envelopes, mas a questão é saber de onde vem esse dinheiro, que financiadores estão interessados em que um dos candidates ganhe a qualquer custo. Mas não são apenas envelopes, no caso da <São Cabrita contou com um apoio de um especialista que depois disse que tinha trabalhado pró Bono.

Do lado do Araújo foi com surpresa que o vimos apresentar-se numa sala de um hotel, contando mesmo com a  presença militante do empresário. Sucede que esse mesmo empresário há alguns meses atrás deixou de emprestar salas ao Rui Setúbal para reuniões partidárias. Não só deixou de emprestar, como deu a entender a razão. O que o levou a mudar de ideias?

Acontece que emprestar salas é uma forma de financiamento indireto proibido pela lei e o referido empresário assumiu publicamente uma situação ilegal. Será que o candidato Araújo pagou a sala ou já fizeram as pazes a partir de agora o empresário deixará de ter razões de queixa?

É bom que os vila-realenses desconfiem de candidaturas ricas apoiadas por empresários com fortes interesses nas decisões da CM, não só destroem a democracia como condicionam a autarquia. É bom recordar que alguns dos empresários que agora aparecem a apoiar o candidato do rui Setúbal são os mesmos que ajudaram a arruinar o concelho com o apoio que deram ao Luís Gomes enquanto este lhes interessou.