AS PANDEMIAS COMBATEM-SE COM VERDADE E COMPETÊNCIA



Divulgar dados epidemiológicos de forma a iludir os novos casos é impedir que as pessoas saibam se no concelho há ou não surtos epidemiológicos, ao fazer passar a ideia de que tudo está bem muitas gente é levada a baixar as defesas. Desde que VRSA quase inaugurou a segunda vaga e porque se aproximava a invasão de compradores espanhóis, tudo se vez para iludir a realidade. 

Quando em Março não havia casos a autarca fazia vídeos, não perdia nenhuma oportunidade para dizer que era ela que mandava na proteção civil, distribuía máscaras não certificadas, inventava apoios sociais à custa das iniciativas governamentais e até montou dois hospitais de campanha  sem que se saiba quando é que o empresário do regime ganha pelo aluguer dos equipamentos. 

Agora que o concelho está à beira do colapso económico e social parece que o Trump fez escola, há magotes de gente a ver a bola numa sala arvorada em Casa do Benfica e nos dias da feira o distanciamento social foi o que se viu, enquanto o controlo do número de pessoas dentro de lojas foi ignorado por alguns comerciantes. 

Tal como o Trump parece que a nossa autarca quer passar a ideia de que graças a ela a pandemia está controlada e que é a amiga dos comerciantes, ainda que não se veja uma alma dentro das lojas, enquanto o frio manda os clientes dos cafés para as salas fechadas, sem que haja qualquer vigilância sobre o cumprimento de normas, à semelhança do que ficou evidente no verão, quando parece que as autoridades sofriam de cegueira. 

Se forem feitos menos testes surgirão menos casos e se os números forem aldrabados ou apresentados de forma a iludir a realidade pode passar-se uma falsa ideia de sucesso de combate à pandemia. Mas a verdade é que os surtos ficam por ser controlados, antes pelo contrário, esta incompetência e opacidade apenas acelera a pandemia.