O QUE SE PASSA NOS BOMBEIROS DE VRSA?

Defendemos que instituições como as corporações de bombeiros devem ficar de fora do mercado dos tachos disputados pelos partidos, são instituições humanitárias e por isso devem ser dirigidas e geridas a pensar no serviço público, devendo ser escolhidos os mais isentos e competentes. Infelizmente alguns partidos não resistem à tentação de controlar tudo e todos, o que por vezes leva à escolha dos menos competentes ou dos mais interesseiros. 

Por isso temos evitado abordar a questão da corporação de bombeiros da nossa terra, ainda que sejam cada vez maiores os sinais de mal-estar. Essa não é a imagem que passa para o exterior, apesar das dificuldades financeiras impostas pelo Município aos nossos bombeiros,  o que vemos são imagens da São e do comandante de bombeiros que mais parecem fazer parte de uma campanha eleitoral. 

Quando se sabe que há um cruzamentos entre cargos no Município e chefias de instituições, é certo que a seguir acaba a independência das instituições, porque este tipo de organização ou são geridas com independência ou são conduzidas ao desastre.

Fala-se de salários elevados sem grande correspondência na competência, de bibliotecárias, de falta de um simples micro-ondas para quê o pessoal possa comer uma refeição quente, de um comandante fechado no seu gabinete, de falta de meios, de fardamento em mau estado, de equipamento de proteção individual fora do prazo, de bombeiros que não fazem qualquer teste do covid-19, a lista é tão grande que nos ficamos por aqui. 

Se tudo isto é verdade tanto o comandante dos bombeiros como a autarca têm de dar explicações. A segunda pelas responsabilidades no fim das ajudas do Município e no atraso da entrega da taxa de proteção civil, o segundo pelos sinais óbvios de conivência com o poder e de silencio ensurdecedor. 

A nossa corporação de bombeiros foi ao longo de muitas décadas uma instituição de referência no concelho e motivo de orgulho dos vila-realenses. Se o atual comandante dos bombeiros não se sente à altura da história da corporação deve tirar conclusões.