Quem olha para o boletim epidemiológico da Sanita que saiu hoje no Facebook da CM fica todo contente, no meio da pandemia que assola o país o nosso concelho tem poucos casos, se ontem haviam 38 casos ativos e hoje são 42 houve aquilo a que a Sanita designaria por um pequeno aumento.
A verdade é que 4 casos num concelho com 19.000 habitantes é muito e sabendo-se que se registram casos a um ritmo diário isso significa que no concelho existem surtos ativos e com gente a contagiar outras pessoas.
Só que esta forma de divulgar os casos é manipuladora, ao esconderem os casos novos, o verdadeiro indicador a considerar estão enganando as pessoas menos atentas, que são a esmagador maioria. A verdade é que se de ontem para hoje ocorreu um aumento dos casos recuperados (ao fim de dez dias de estarem em casa) passando de 131 para 146 isso significa que os novos casos foram o resultado da soma da diferença entre os casos ativos e a diferença entre os recuperados. Isto é, registraram-se 19 casos!!!
Se em 19.000 habitantes se registraram 19 casos, quantos casos se registrariam em 10.000.000? Por esta regra de três simples que todos sabemos fazer concluímos que ter 19 casos em VRSA equivale a ter 10. Mil casos em todo o país? A conclusão é óbvia, a situação em VRSA é bem mais grave do no país, onde hoje se registraram menos de 4.000 casos.
Criar a sensação de falsa segurança durante uma pandemia, iludindo as pessoas para gerir a informação para proteger a imagem de uma autarca incompetente é do domínio da loucura, para não dizermos que estamos perante um comportamento criminoso.
Depois de anos a desprezarem a vida dos vila-realenses para
conseguirem-se manter no poder e quando esperávamos que já não tivessem
imaginação para mais, percebemos que estavam enganados. Agora parece que
manter-se no poder é mais importante do que proteger a saúde e a vida dos que
aqui vivem. Enquanto por todo o país os autarcas alertam as pessoas para a
gravidade da situação, estes irresponsáveis iludem as pessoas, manipulando os
dados para criarem uma falsa realidade.