O GRANDE LUTADOR ANTI-LUÍS GOMES


Clique para ampliar

 Quando alguém sugeriu ao senhor Rui Setúbal que se candidatasse a presidente do Município a resposta era a que um problema de dívidas ao Fisco o impedia de dar esse passo. Queixou-se de ter sido perseguido pelo fisco a mando do então homem mais poderoso de VRSA e do Algarve. Isto é, a dívida não existirá e terá sido uma invenção do Fisco a mando do maléfico Luís Gomes.

Também aqui no Largo da Forca fez as mesmas queixa, que o perigoso Luís Gomes o perseguia e por isso terá sido tramado pelos inspetores do fisco de Faro que lhe terão atribuído uma grande dívida fiscal, da qual terá recorrido para os tribunais. Coisa estranha pois não temos memória de alguma vez se ter feito este tipo de acusações ao Fisco.

Disse-nos qual era o montante em causa, uma pequena fortuna, mas quanto à natureza do problema nada nos disse, apenas nos limitamos a estranhar como um contabilista tem problemas deste género mesmo que supostamente tenha sido alvo de perseguições abusivas, é caso para dizer que em casa de ferreiro espeto de pau, não é frequente ver contabilistas metidos nestes caldinhos. Digamos que a imagem de competência não será a melhor para quem quer a confiança dos clientes.

Por causa dessa suposta “perseguição” por parte dos inspetores de Faro o pobre homem teve de fugir para Lisboa, onde instalou a sede das suas empresas, que é como quem diz “longe da vista, longe do coração”. Ao mudar a sede das suas empresas para Lisboa ficaria fora das vistas dos homens de Faro, Pelo que nos contou, também alguns clientes seus seguiram esse movimento migratório rumo a Lisboa, pelo que receamos que a Av. da Liberdade tenham umas quantas empresas de VRSA a contribuírem com as suas derramas para os cofres da CM de Lisboa, enquanto o nosso Município agoniza na falência.

Ao que parece e a crer no que nos disse o próprio contabilista, não é o único empresário a mudar-se para Lisboa, pelo que nos contou há mais gente a fazer esta transumância fiscal, parece que por aquelas bandas levarão uma vida mais tranquila. Só não sabemos se essas empresas também foram alvo de perseguições políticas. Calhando… será que a “perseguição” também chegou a amigos e conhecidos?

 Parece que o expediente foi recomendado a outras empresas cujos nomes nos abstemos de referir, isto é, parece que quem tem problemas para o fisco muda-se para outras paragens.

Graças ao próprio Rui Setúbal, que nos ensinou a encontrar o endereço do domicílio das empresas aprendemos a conhecer a aceder a alguns dados das empresas. Disponíveis no site do ministério da Justiça. Há uma norma comunitária que obriga todos os países a disponibilizar esta informação em bases de dados. Aliás, foi graças ao Rui Setúbal que soubemos que a empresa da Praia do caramelo estava sediada em Espanha, bem como o nome dos donos da empresa e o seu representante fiscal.


No caso das empresas portuguesas basta ter o número do contribuinte da empresa (um dado do domínio público facilmente encontrado numa busca no Google) e procurar nas bases de dados do Ministério da Justiça. Ficamos a saber quem são os sócios, o domicílio e mais algumas informações não sujeitas a confidencialidade, antes pelo contrário.

Foi assim que confirmámos a informação que o próprio Rui Setúbal nos tinha dado, através do Google conseguimos o número do contribuinte e o ministério da Justiça deu-nos a resposta. As empresas do Rui Setúbal não têm sede em VRSA, terra onde este político parece ambicionar ser chefe de gabinete de um autarca do estilo “pau mandado”,  estão mesmo na rica e dispendiosa Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Até aqui tudo bem, o grande opositor Rui Setúbal foi mais uma vítima das perseguições  do PSD, um verdadeiro herói que por defender a democracia era perseguido por esbirros a mando do mafarrico. Mas quando vimos o edifício da sede do Rui Setúbal achámos que havia algo de errado, como é que um pequeno contabilista de província tinha a sua sede num edifício luxuoso da mais cara avenida de Lisboa, entre a Cartier e outras lojas de luxo?


Clique para ampliar

Foi aí que engolimos em seco, a morada das empresas da família estava na Av. da Liberdade n.º 245 4.º, a mesma morada de uma outra empresa chamada Goldenhub Lisboa Lda. E quem é o sócio desta empresa?

Lembram-se de um programa de empreendedorismo jovem promovido pelo Luís Gomes na CM? As más línguas tinham-nos dito que houve apenas um beneficiário, o sobrinho do próprio Luís Gomes. E quem é o dono da tal Goldenhuib? Pois é precisamente um senhor de nome Miguel Nunes Ximenes Gomes. O nome diz-vos alguma coisa?

Tivemos de puxar por uma cadeira, então o grande lutador anti-Luís Gomes, o homem que quer unir a terra em torno do Álvaro Araújo contra o Luís Gomes e detesta toda e qualquer candidatura que não lhe interesse, o grande democrata que quer asfixiar adversários políticos em nome do seu suposto ódio ao mafarrico que canta, foi obrigado a fugir das perseguições a mando do dito e “escondeu-se” em Lisboa, logo na empresa do sobrinho dele?

E dizem eles que querem chafurdar nas contas da CM para encontrarem as trafulhices do Luís Gomes? Devem estar a gozar connosco. Devem estar a brincar connosco, um vai a jantares políticos de apoio político ao Luís Gome e o outro esconde as empresas no escritório do sobrinho? É assim o lodo formado pelas conivências políticas na nossa terra.