COM QUE VOTOS VAI GANHAR O ARAÚJO?

 


Primeiro foi a desistência da São Cabrita, depois a confirmação do Luís Gomes como candidato do PSD, seguiu-se a apresentação da Albertina Branquinho Murta como candidata independente à JF de VRSA, agora é o jornal do Algarve que assegura que o ex-autarca do PS que macis simpatias tem entre os eleitores deste partido apoia os candidatos independentes. 

É uma sucessão de péssimas notícias, quando se adivinhava um namoro com a São nos perfis anónimos associados ao candidato, aliança que permitiria dividir os poderes entre dois velhos amigos, Araújo e São, com sorte até o Setúbal chegava a chefe de gabinete para “chafurdar na merda” como diz aos amigos, eis que a senhora desiste. 

Com Luís Gomes as coisas complicam-se, ainda que se saiba das boas relações entre o candidato Araújo e o ex-presidente da CM, o homem do IEFP foi uma peça importante nas políticas da CM e a presença até muito recentemente do candidato Araújo na Mão Amiga, mostra como o papel de Araújo como político da oposição pode deixar muito a desejar. 

O aparecimento da Tininha parece ter deixado a candidatura do homem do Rui Setúbal à beira de uma crise de nervos, já que depois de um companheiro do Rui Setúbal, ao que consta, ter ido desafiar o ex-presidente da CM pelo PS para candidato à AM nas listas do Araújo/Setúbal, contariam com a neutralidade do político local mais influente do PS. A surpresa foi tanta que mal foi publicado o vídeo da candidata surgiu mais um perfil anónimo fascista que, mais uma vez, parece vir da candidatura Araújo/Setúbal. Até o deputado lhe chamou de “chota diabo”. 

Por fim, o Jornal do Algarve diz que o ex-autarca apoia a candidatura independente, isto é, a candidatura do Araújo/Setúbal dificilmente terá do seu lado os eleitores do PS e não será com cartas intimidatórias da Célia Paz aos militantes do PS que vão conseguir tapar o sol com a peneira, são muitos os militantes e simpatizantes do PS que não queriam a candidatura de Araújo/Setúbal, basta ver o que se escreve nas redes sociais da terra para se perceber que além de um xenófobo, do pai de uma empregada do Setúbal e de um senhora que esteve com o Luís Gomes e a São enquanto estes apoiavam a sua igreja privativa, poucos mais apoiantes têm a não ser familiares directos. 

Ultimamente temos dado também pela presença nas redes sociais de muita gente vinda de Viana do Castelo, para não referir os amigos de Tavira, Olhão e Faro, que se desdobram em likes e coraçanitos na página do candidato. Será que a candidatura Araújo/Setúbal conta com algum movimento migratório de amigos minhotos? A verdade é que para que na candidatura Araújo Setúbal ganhar terá de ir conseguir votos a Ayamonte ou a Viana do Castelo. 

A candidatura Araújo/Setúbal, mesmo aparentando nadar em dinheiro, arrisca-se a ser um dos maiores e mais humilhantes fiascos das próximas autárquicas. A questão não está em saber por quantos ganha, mas sim qual será a dimensão da derrota, tudo aponta para que a candidatura do Araújo/Setúbal venha a ter menos votos do que a CDU senão mesmo do que do CHEGA, se este partido se candidatar.