COLABORE COM O LDF


 

Durante as duas próximas semanas percorreremos cada metro do concelho de Vila Real de Santo António identificando tudo o que está mal ou que deve ser melhorado. Recorreremos a equipamento fotográfico e de vídeo, incluindo drones, cuja utilização foi autorizada pelas entidades competentes, respeitando a legalidade quanto aos operadores e identificação do equipamento.

Se quer denunciar ou chamar a atenção para alguma coisa que considere estar mal indique-nos o local para o visitarmos. Pode enviar mensagem por Messenger (Facebook) ou para o e-mail largodaforca@gmail.com.

Obrigado



Resposta a um conhecido paspalhão:
Ao contrário do que temos visto com frequência em VRSA onde muita gente tem usado drones sem qualquer autorização e, pior do que isso, voando em situações absolutamente ilegais e perigosas para os vila-realenses. É o caso do que temos visto nos muitos vídeos produzidos pela CM. Muitos desses vídeos foram obtidos voando sobre multidões na Praça Marquês de Pombal.
Isso, é absolutamente proibido pela lei e as penalizações previstas na lei são pesadas. É absolutamente proibido voar sobre concentrações de pessoas, isto é mais do que 12 pessoas e mesmo neste caso deve evitar-se, ainda que não seja proibido.
No caso da CM usa um drone DJI Mini 2 que pesa 249 gr. Ao voar à noite, se tal foi autorizado, isso implica a instalação de luzes que sejam visíveis a 500 m, o que obriga a instalar luzes adicionais, daí resultando um peso superior a 250 gr o que proibe a utilização desse nobre num local com a Praça MArquês de Pombal, mesmo estando deserta.
Há muito que usamos drones com respeito absoluto pela lei, estão registados, os pilotos estão igualmente registados e quando foi usado um drone que pelas suas caracetrísticas obrigava a ter seguro oesse seguro foi adquirido e os dados comunicados à Autoridade da Areonáutica civil.
Infelizmente, há quem ignore a lei correndo o risco de enfrentar as consequências, pondo em perigo a segurança das pessoas ou prjudicando o município em benefício próprio. Não é o nosso caso, sempre que voamos com drones respeitámos escrupulosamente a lei e sempre tivemos o cuidado com a segurança de terceiros.