MONTE GORDO: A ROTUNDA DA VERGONHA



Fica o limite poente da marginal de Monte Gordo e pela exibição de uma antiga canoa de Monte Gordo deveria ser um local icónico desta marginal. Mas o Araújo evidencia um profundo desprezo pela nossa terra e o presidente da Junta de Freguesia, mudou de campo, ganhou uma promoção da SOLIVA e tem tempo livre para as suas cantorias, pelo que não faz mais nada em Monte Gordo a não ser que o Araújo está fazendo um bom trabalho.



Chama-se Rotunda de Beira Mar, mas em homenagem à incompetência do Araújo e ao desaparecimento do Catarino deveria chamar-se Rotunda da Vergonha. Apesar de um ano com alguma chuva e a imagem ser de maio, um mês que este ano foi primaveril, a relva está totalmente seca.


Há muito que o Araújo decidiu destruir este espaço, condenando-o ao abandono e à seca. Mas o desprezo não se fica por aqui, a canoa que lé está a lembrar os pescadores de Monte Gordo é uma peça de museu, já que é das últimas senão mesmo a última canoa típica de Monte Gordo.


Mas o Araújo que inventou uma escola de calafates e que numa entrevista na Rádio Guadiana chegou a prometer a valorização do nosso rico mas abandonado património etnográfico, parece ter decidido votá-la ao abandono, não é pintada e conservada, está ali abandonada, esperando pela destruição. Até parece que o Araújo imagina meter ali um barco de Viana ou mesmo uma estátua do seu cunhado, uma personagem única na terra.