D’ARAÚJO E A TEORIA DA (DES)EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES


Darwin, no seu livro “Origem das espécies” estabeleceu aquela que é conhecida por teoria da evolução das espécies, segundo a “ as formas de vida evoluem ao longo das gerações por meio de um processo de seleção natural”. Esta evolução das espécies resulta e uma seleção onde os indivíduos leva à evolução.

Boa parte dos estudos de Darwin foram feitos nas Ilhas Galápagos, no Equador. Mas se Darwin ressuscitasse e em vez de visitar as Galápagos estudasse a VRSA do d’Araújo em vez da teoria da evolução das espécies, é provável que desenvolvesse a teoria da ‘desevolução’ das espécies.

Porque as políticas discriminatórias desenvolvidas pelo autarca nos mais diversos domínios, desde as contratações ao relacionamento com a atividade económica. Quando se discrimina e se contrata os familiares , filhos de amigos e bandeados, não se está apenas a discriminar quase todos os vila-realenses.

Quem é capaz, competente e competitivo no mercado de trabalho, quem se dedica ao estudo e tenta singrar na vida não precisa de recorrer à cunha, à traição ou à bajulação para procurar emprego. Essas pessoas promovem o progresso e em regra preferem a transparência.

Quando os melhores, os mais trabalhadores, os mais competentes e os mais honestos são banidos das ofertas de emprego partem e ficam os oportunistas, gandulos e menos capazes,  Se esta for a prática autárquica durante muito anos isso significa que os melhores partem e os piores ficam, o que terá consequências dramáticas para a terra, porque perde os seus melhores recursos humanos.

O mesmo sucede quando se dão licenças a torto e a direito a troco de votos, multiplica-se o comércio de má qualidade, os empresários menos capazes, que graças à ajuda do poder promovem a concorrência desleal, destruindo os empresários honestos e competentes.

É este processo que está sendo promovido à mais três anos de forma mais intensiva e que a longo prazo terá graves consequências para o desenvolvimento económico e social do concelho.

Esta corrupção dos valores éticos, instituídos como lei em prejuízo do princípio constitucional da igualdade, conduz a um processo de decadência, a corrupção ética é a origem de todas as formas de corrupção, que na nossa terra, infelizmente, já assistimos recentemente.