E AGORA FAM?


Numa reunião da CM a São Cabrita referiu-se ao FAM por “esses senhores do FAM” e pediu aos vereadores do PS, que então já estava no governo, para meterem uma cunha em defesa do concelho. Dizia isso porque literalmente o FAM impedia-a de comprar o que quer que fosse.

Afinal a São tinha razão, a cunha funciona e viu-se isso quando o Araújo chegou à CM. O PS teve a arte de meter o Araújo na Associação dos Municípios Portugueses, que em conjunto com a Direção-Geral das Autarquias, tutela o FAM e desde então assistiu-se a uma metamorfose “desses senhores do FAM”, de um dia para um outro deixaram de comportam com uma matilha de Pitbulls, para serem mais mansos que o Yorkshire Terrier da cunhada do Araújo.

A São não podia gastar um tostão, era vigiada pelo famoso contabilista de Borba e chegou-se ao ponto de ter de prescindir das suas competências nomeando uma funcionária como interlocutora do FAM.

A São não fazia uma festa, o Araújo transformou a CM numa comissão de Festas. A São estava impedida de ajudar os bombeiros e as associações, o Araújo todos os dias diz que ajuda estas instituições. A São não podia comprar uma bicicleta, o Araújo compra Toyotas às meias dúzias. A São não podia contratar ninguém tendo de recorrer aos POC do IEFP. O Araújo pode contra todos os bandeados e familiares, só não mete mais família porque o sogro está velho e os outros vivem em Viana do Castelo.

O que aconteceu, entretanto? Saiu o Euromilhões à CM, o PAM deixou de estar em vigor, o governo mandou pagar a dívida graças a uma cunha do Araújo?

Não, nada disto aconteceu, a mudança só se pode explicar pela mudança de critérios do FAM. O problema é que estas mudanças parecem ter mais que ver com critérios políticos do que com base em razões financeiras.

O problema é que o Governo mudou e “esses senhores do FAM” agora poderão ser confrontados pelo atual governo em consequência daquilo que parece ter sido a utilização de critérios políticos no exercício dos seus poderes.

Agora que o Araújo ficou em cuecas em matéria de cunhas será que o FAM vai continuar a permitir o abuso do Araújo na gestão dos poucos dinheiros do Município de Vila Real de Santo António?