HOJE É O DIA MUNDIAL DA SAÚDE


É um dia que merece ser lembrado no nosso concelho e, em particular, nos territórios do Baixo Guadiana. E porquê?

Porque esta região é das pior servidas por serviços de saúde em todo o país. Se o Algarve tem sido ignorado por sucessivos governos, os territórios do Baixo Guadiana foram abandonados.

As situações dos cuidados de saúde em Vila Real de Santo António não diferem muito dos que existiam no 25 de Abril de 1974, os serviços de saúde existentes são os mesmos e, muito provavelmente, os bombeiros locais estavam mais bem equipados do que hoje.

Todavia ao longo dos anos não faltaram políticos oportunistas e cínicos que progrediram na vida com as mordomias e a corrupção do poder, chegaram ao poder com votos conseguidos a troco de promessas que sabiam ser mentiras.

Quantas vezes a Jamila Madeira, que foi secretária de Estado da Saúde, e o marido prometeram um novo hospital distrital? Quantas promessas já fez o Álvaro Araújo, a começar pelo seu programa eleitoral, para além da promessa de uma VEMER e de um Centro de Saúde em VRSA?

Gente cínica e mentirosa que usa os problemas mais graves que preocupam os cidadãos, para subirem na vida e para usar os recursos públicos em benefício de familiares, amigos, lambe cus e bandeados.

Ter um acidente vascular ou cardíaco em VRSA representa um perigo de vida infinitamente maior do que se o mesmo suceder em Faro, em Beja ou em Lisboa. A probabilidade de morte por falta de assistência atempada é muito maior do que no resto do país. E se isso suceder em aldeias da serra nem vale a pena falar.

Quem investe numa terra mal servida de transportes, onde o município é gerido com incompetência extrema, onde quase não existem serviços de saúde? O problema da falta de serviços de saúde não só representam um risco de vida acrescido para quem aqui vive, é também um grande obstáculo ao desenvolvimento económico e social.

O que já fez o Araújo neste domínio? Zero, um zero absoluto. Talvez por isso, o Araújo, que tanto gosta de datas comemorativas se esqueça desta. Tem medo dos comentários que terá de ler.