O NEGÓCIO DELE AGORA É ENGANAR VELHINHOS


Começou por comprar adversários políticos, emporcalhando a democracia e envergonhando os militantes do PS que nele confiaram. Tentou destruir a democracia para assegurar-se de que nas próximas autárquicas concorreria sozinho. Mas a pantomina não resultou e nas próximas autárquicas vai ter mais oposição do que imagina.

Era o autarca que tinha mais cunhas, o homem que se sentava com ministros, que todos os dias tinha reuniões. O Araújo pensou que os vila-realenses são lorpas e começou com esta pantomina ridícula, fartou-se de viajar, usou os dinheiros da CM para se promover na esperança de chegar ao governo. Mas a pantomina chegou ao fim com as eleições legislativas, percebeu que era um político tóxico e em VRSA o seu partido sofreu uma quebra eleitoral histórica.

Tentou comprar a comunidade cigana com promessas de casas, de empregos e de liberdade de comércio na marginal de Monte Gordo. Usou vergonhosamente as convicções religiosas das pessoas e passou a fotografar-se em missas evangélicas. Mas uma boa parte da comunidade cigana já percebeu o logro.

Mentiu a torto e a direito para gerar expectativas que não poderia cumprir, porque não tinha nem os recursos necessários nem a competência. Esbanjou o dinheiro em acontecimento tos pimba para tirar fotografias e até cantou pimba, pimba na cama. Mas ao fim e dois anos e meio os vila-realenses perceberam que o homem não faz nada.

Agora, desesperado, descobriu nos idosos, a população mais vulnerável, o filão eleitoral. Está desesperado, já não engana ninguém, resta-lhe os idosos. A a vergonha não é muita e não hesita em insinuar que ajudou a Dona Eufrásia e até foi os Balurcos tirar uma fotografia. Desde há alguns dias o homem começou a usar a imagem dos idosos para se safar, já não lhe restam muitos vila-realenses para enganar.

O Araújo é a maior nódoa que passou pela CM de Vila-real de Santo António, a meio do mandato está perdido e já ninguém, nem os do seu partido acreditam nele. Já não representa ninguém e muito menos o se partido ou, pelo menos as pessoas honestas que não cederam à corrupção moral, não tendo conseguido empregos ou encomendas camararias.

Até ao fim do mandato vamos assistir a uma campanha eleitoral ainda mais repugnante do que aquela a que temos assistido desde que se fez eleger sem maioria absoluta. A partir de agora o desespero do Araújo é tal que vai valer tudo,. Ele, o cunhado, o Rui Setúbal e a Célia Paz não querer aceitar a derrota que começa a desenhar-se.