QUANDO O CULTO DA IMAGEM SE TORNA DOENTIO

 


Contámos as fotos dos presidentes de câmara algarvios publicadas durante a última semana nas páginas de Facebook dos municípios algarvios e o campeão é … o Araújo com 32 fotografias. Não só lidera como o faz a grande distância do seu colega de Olhão com 19 fotos

Mas a diferença não reside apenas no número de fotos, já que as fotos do presidente da CM de Olhão foram tiradas numa grande cerimónia e a não ser enquanto discursa, nunca está em grande plano.

Pelo contrário, nas fotos do Araújo é quase sempre ele a estar em grande plano, aparece em quase todas as fotos e em muitas delas só ele é fotografado. Enquanto noutros municípios as fotos são tiradas em acontecimentos que justificam a presença dos autarcas, em VRSA inventa-se eventos apenas para fotografar o Araújo, como sucedeu nas recentes visitas às escolas.

Sobre este comportamento de um autarca que mostra ter um narcisismo político que parece tratar-se de uma patologia e que anda há três anos nisto, a promover uma campanha de idolatria da sua imagem que já nos repugna, deixamos à consideração dos psiquiatras e psicólogos, que parece terem aqui um bom case study para as suas investigações.

O mais grave é que para manter esta campanha o Araújo gasta centenas de milhares de euros em assessores de imagem e de comunicação, em vez de contratar os profissionais para tratarem dos jardins, limpar os balneários das piscinas municipais, fazer reparações no equipamento municipal e muitos outros domínios onde o desmazelo deste executivo é evidente.

Importa acrescentar que nos outros municípios os autarcas não têm fotógrafos municipais a acompanhá-lo nas viagens, incluindo ao estrangeiro, para o fotografar em todas as poses possíveis e imaginárias, algo que só presidentes de grandes países, como os EUA têm. Mesmo assim, o Araújo tira mais fotos, a maioria delas em grande plano, do que qualquer presidente americano já tirou.

Além disso, conta ainda com uma equipa de gestores e vigilantes pidescos das redes sociais nunca vista num político português. Não temos a menor dúvida de que este autarca incompetente gasta mais dinheiro nosso com a gestão da sua imagem do que qualquer primeiro-ministro deste país. Mas, com uma diferença, enquanto os governantes procuram promover as suas políticas, as imagens do Araújo visam promover o culto da personalidade de um político que nem para gerir uma mercearia parece ser capaz.

VRSA 32

CM 8

TAVIRA 0

OLHÃO 19

FARO 0

ALCOUTIM 2

ALJEZUR 2

LAGOA 2

LAGOS 9

VILA DO BISPO 1

MONCHIQUE 0

ALBUFEIRA 0

SILVES 0

PORTIMÃO 1