A ENTREVISTA DA SÃO AO LARGO DA FORCA

 


É uma entrevista notável, onde a presidente nos falar do contabilista de Borba, dos negócios da CM, do papel do Pires e de muitas outras coisas, incluindo referências às cantorias e à vida particular de Luís Gomes.

Longe vão os tempos em que dizia numa entrevista ao Jornal do Algarve que “sinto-me muito honrada de ter feito parte dos executivos liderados por Luís Gomes”. O orgulho deu lugar à desilusão, afinal no último mandato o Luís Gomes não apareceu e a presidente da CM parece recear o que assinou de cruz. O presidente do conselho de administração, que é o seu grande defensor nas Bocas no trombone não passa, afinal, de um peão de brega.

 

(Aviso, como dirá o Cabritão é tudo mentira, tudo o que aqui está escrito é pura ficção, qualquer coincidência com a realidade é pura coincidência, não é São)

 

[Largo da Forca] Comecemos pelo princípio, no passado alguma vez teve que ver com estes dossiers mais sensíveis, como os negócios do urbanismo ou os problemas financeiros….

[São Cabrita] Eu comecei dali detrás, vereadora oito anos e depois fui vice-presidente, as minhas áreas eram a educação, o desporto, os recursos humanos, o desporto, não quero dizer que sejam áreas menores, mas andava na minha vida, estas questões de estratégia financeira, urbanismo, era tudo com ele (Luís Gomes).

[LdF] Mas….

[SC]  Eu não estou aqui a dizer que eu sou uma santa e ele é um diabo. Talvez, mas se calhar talvez. Estou cheia de fartura até ao pescoço.

[LdF] Mas depois aceitou ser candidata

[SC]  Dá-se a situação que eu digo Luís “saio contigo que eu não me apetece cá ficar”. Não, só tu és que podes ganhar nanha nanha é só eu para te convidar…

[LdF] Dizem-nos que para renegociam o acordo com o FAM e receber mais dinheiro vai vender o último terreno que a CM tem no concelho, o terreno que no passado os Uvas deram ao Município para ali instalar um parque infantil. O Luís Gomes sabe de alguma coisa?

[SC]  Sabe que ele telefonou-me a dizer que “Há tenho aqui gente interessada no terreno e eu perguntei «há algum problema com o terreno?». Não, não, está tudo limpinho. Portanto, nem agora me falou neste problema, mas eu também não lhe disse nada.

[LdF] E vão vender o último anel que a CM tem nos dedos?

Estamos intervencionados pelo FAM, estamos com graves dificuldades financeiras e é uma forma de ter ali receita… aquele dinheiro vai todo para a dívida … eu não posso fazer flores nenhumas ..,. eu agora já tinha feito o projeto para ali, há gente interessada pela primeira vez, não quer dizer que venha alguma coisa [venha dinheirinho] …

[LdF] E pode negociar e vender esses terrenos sem problemas?

[SC] Eu tenho de ver com o FAM se isso é possível, …  é assim, não é que o FAM mande, não é que mande não, manda!, uma vez que nos tem emprestado dinheiro, pois tem toda a legitimidade … o facto de, não é o contabilista de Borba  … 140 milhões de euros!

[LdF] E a oposição não diz nada?

[SC] Eu vou-lhe contar uma coisa, tudo é um problema, eu tenho sempre a oposição, a CDU e o PS e depois tenho a outra, que é ele (Luís Gomes) e o resto … porque ele se quer candidatar.

[LdF] O Luís Gomes é que é a oposição?

[SC] Ontem fomos inaugurar … e o Dr. Pedro Pires, que também foi, achei por bem, eu não sou parva neste sentido, como ele é que começou o processo do Hotel Guadiana,  dar-lhe ali um elogio, pronto, dizer que foi o meu antecessor que esteve a visão deste hotel. O Pedro Pires andava só picando, o resto das pessoas que estavam lá presentes, pois a presidente não falou do Luís Gomes, mas afinal quem era o meu antecessor? Não podia ser outro. É coisinhas destas que sempre pondo à prova a minha lealdade, e anda sempre nisto, e sempre, e sempre…

[LdF] Pensávamos que tinham boas relações…

[SC] Ele diz que eu sou uma traidora.

[LdF] Não me diga…

[SC] Quer dizer, eu estou a apanhar com a dívida toda, eu sou ingénua ao ponto de antes de ter entrado dizer assim “diz-me lá qual é a dívida de Vila Real. Mas confiava, 12 anos, eu sabia que havia dívida, mas que não era assim, não é? Isto era tudo feitio de uma forma que hummm, o orçamento zero, nunca havia problema.

[LdF] E as contas da SGU, pelo menos aí está tudo bem, a empresa dá sempre lucro.

[SC] Quando houver as contas em abril, vai dar resultado negativo na SGU, pela primeira vez deu. Novamente eu vou ser acusada de fechar a SGU. Portanto, todas as medidas más …

[LdF]  Mas, então, porque a convidou para se candidatar?

[SC] Eu (Luís Gomes) vou mandá-la para lá, ela vai ganhar as eleições, e a seguir nós vimos… Mas

[LdF]  E a situação financeira, como será resolvida? Eles esperam que você resolva tudo?

Mas isto é uma dívida que se paga em 30 anos, eles estão muito enganados, isto em menos de 30 anos não se paga esta dívida, mas pronto.  Neste momento só temos esta casa [edifício dos Paços do Concelho] e somos uns pobrezinhos, não temos nada para nos mexermos…

[LdF] Quer dizer que eles já não se metem nos negócios da CM, você não o permite….

[SC] Hoje vêm cá com o Pedro Pires uns senhores para verem o terreno do Parque de Campismo, cujo terreno também não está bem registado, e vêm com o Pedro…

[LdF] O mesmo Pedro Pires de que falou anda por aí a fazer de vendedor imobiliário dos terrenos no Parque de campismo?

[SC] ….

[LdF] E no passado, correu tudo bem entre si e o Luís Gomes? Como foram as coisas no último mandato, quando era vice-presidente?

[SC] Reuniões do executivo no último mandato nem uma. E qual é o meu receio agora? É que muitas vezes e por confiar, vamos lá ver, o último mandato ele praticamente nunca estava cá, então eu é que o substituía, então está a ver o que é, imagine, vinha cá o  … e eu ficaria a olhar para isto, agora eu vou ter de perguntar ao presidente, e eu dava, desculpe lá a expressão, eu dava bordoada até dizer chega…

[LdF] Assinava tudo de cruz por confiar em Luís Gomes?

[SC] ….

 

[LdF] E quando chegou a presidente, o que fez?

[SC] Quando entrei aqui ele ainda deixou cá o peão de brega que era o Pedro Pires, que tapava isto tudo, até que houve um dia, que vá lá que acordei, podia até nem ter acordado, que ele respondeu-me de uma forma, que eu prensei vou chamar aqui as pessoas do FAM sem ele e tirei-o daqui, ou seja, tirei-o da parte das finanças. E portanto eu sou uma traidora.

[LdF] E o Luís Gomes, ainda se mete nos assuntos da CM?

[SC] O Luís vem-me propor coisas que ele como presidente não fazia. Também sou uma traidora. Então tu como presidente não fazias isto e agora queres que eu faça, então mas como é que é isso … sem necessidade nenhuma de ele fazer estas coisas.

[LdF] Mas…

[SC] Era assim, é uma pessoa inteligente, é uma pessoa que passou aqui bem, e agora o poder deslumbrou-o …  e agora continua!

[LdF] Continua…?

[SC] Continua igual, a achar que, as cantorias ele tem lá a sua questão, eu em vou questionar essa parte, nem vou questionar as cantorias, com a vida pessoal também não tenho nada a ver…

[LdF] A vida particular?

[SC] É assim, cada um faz o que quer, agora sistematicamente ainda no outro dia ele disse-me, mas ó Luís tens a certeza de que está tudo bem? Só para ver até onde ia a franqueza dele…

 

(Fevereiro de 2019)