OS BOLETINS EPIDEMIOLÓGICOS DA CM

 


 

A CM só começou a divulgar dados sobre os casos de covid-19 quando os seus responsáveis perceberam (tarde, porque são duros de cabeça) que as mentiras sobre essa ocultação da informação já não pegavam, era o único concelho da região e precisamente aquele onde estavam a ocorrer mais casos que escondia os dados.

É evidente que a intenção era ocultar uma realidade, como se daí resultasse outra coisa senão insegurança, desconfiança e boatos. Quando perceberam que começava  a haver alguma revolta na população lá começaram a divulgar esses dados e nos primeiros dias ate´havia alguma correspondência entre os dados divulgados pela CM e pela DGS.

Mas no princípio da semana passada a CM começou a falhar ao mesmo tempo que os dados evidenciavam algum controlo do grave surto epidemiológico que se registavam no concelho. A desconfiança eram grande, mas preferimos abstermo-nos de fazer comentário, aproximava-se a feira e o feriado nacional de Espanha. Evitámos a propagação de boatos numa data tão sensível para o comércio.

Terminado o período alto da atividade comercial na cidade sede do concelho voltámos a olhar para as notas epidemiológicas e a surpresa foi óbvia. Ou tinha havido um erro ou os dados estavam martelados, já que tinham desaparecido doentes, isto é, os casos ativos tinham diminuído sem que houvesse qualquer alteração no número de recuperados e óbitos.

Os dados divulgados pela DGS apontam para uma situação epidemiológica diferente da que resulta dos números da CM, pelo que se exige à CM que explique melhor os seus dados, começando por referir a que dia se referem os seus boletins.

Enquanto a CM não explicar se os boletins se referem aos dados do dia ou do dia anterior e encantos estes dados não forem explicados e não se mostrarem compatíveis com os da DGS consideramos informação falsa.