DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Não vamos reduzir a importância desta data à condição de esposa, A Mulher de que hoje falamos não é da minha mãe, da minha avó, da minha filha, da minha sogra ou da minha vizinha. É a Mulher com letra grande, a mulher que dentro de casa, no emprego ou em qualquer lugar tem o direito à igualdade, não vale por ser a esposa extremosa, a mãe dedicada, a filha querida, é sim a Mulher em toda a sua plenitude, a mulher igual e que é respeitada tanto em casa como em toda a sociedade.

É por isso que todos os eu são progressistas no sentido em que querem o progresso social comemoram este dia. Por isso nos associamos a todos os que enquanto indivíduos ou instituições, desde a ONU a muitas juntas de freguesia, disseram presente nesta data.

Numa terra onde o trabalho das mulheres foi tão importante para a criação de riqueza, muitas vezes sem o mais pequeno respeito pelos seus direitos e, não raras vezes, sob a repressão da polícia política, devemos refletir sobre o grande progresso que já foi alcança e sobre o muito que há que fazer e que deve ser uma das primeiras preocupações do que estão na posse de instrumentos para promover o respeito pela Mulher.