O senhor presidente/candidato hoje foi bem mais longe do que cometer uma mera fraude, querendo aproveitar-se do mal alheio decidiu fazer um vídeo onde promove a sua imagem pessoal de político, fazendo-se filmar enquanto presidente, ao lado de um agente da PSP, oferecendo umas quantas tampas de plástico ou de caricas.
Um abuso: porque usou a imagem da PSP e de um agente, certamente sem autorização e se o agente foi mandatado para fazer o papel de figurante, certamente que os responsáveis da PSP pensavam que era um vídeo para colocar nas redes sociais do Município.
Falta de sentido de Estado: porque um político que abusa do seu estatuto de autarca eleito para usar a imagem das pessoas e das instituições, sem que estas saibam que vão ser figurantes da sua campanha política, é porque confunde a CM com uma baiuca, não terá dimensão e formação política para distinguir o Estado da Tasca da Coxa.
Oportunismo: porque usar a imagem de quem sofre para melhorar a sua imagem política nem merece adjetivos.
Se como mero cidadão o senhor presidente tivesse usado apenas a sua imagem e apelasse à solidariedade faria o que todos os homens bons fazem. Quando se apoia uma causa nas redes sociais manifesta-se esse apoio e partilha-se o link, para usar o alcance da página, através de amigos e seguidores, passando a mensagem a mais gente.
Mas no seu post oportunista o senhor presidente/candidato nem se deu ao trabalho de dizer quem é o Rafael, qual o seu problema e de que ajuda carece. Apenas ficámos a saber que o senhor presidente/candidato é uma boa alma porque ajuda o Rafael.
Perante a denúncia aqui no LdF o senhor presidente/candidato eliminou o post. Mas se isso disfarça um gesto muito condenável em todos os sentidos. Como é óbvio, essa decisão era inevitável já que estava em causa a imagem de uma instituição que deve estar acima da política, sob pena de perder credibilidade. Não sabemos se apagou o post por sua iniciativa ou se alguém lhe “pediu” apenas fez aquilo que sabíamos que tinha que fazer, só esperamos que, além disso, tenha feito um pedido formal de desculpa ao responsável local da PSP.
Mas o senhor presidente/candidato tinha de “limpar o gesto”, repondo o vídeo como se fosse um vídeo oficial da CM, como sugere a presença do brasão da autarquia. Mas como tinha colocado na sua página de campanha e foi “apanhado” cairia no ridículo que depois de denunciado colocasse o vídeo no Facebook oficial. Teve uma melhor ideia para “oficializar” o vídeo e disfarçar o disparate.
Sabe Deus como o Rafael, já depois da denúncia feita no LdF e após o senhor presidente/candidato ter escondido o gesto indecoroso pagando o post, terá recebido o vídeo e colocou-o às 17h30 no seu Facebook. Se fossemos o Rafael todos teríamos agradecido o gesto e feito o mesmo, quem não ficaria sensível com um autarca de longe, que se preocupou connosco e até pediu à PSP para fazer um vídeo para o colocar no seu Facebook?
E trinta minutos depois de o Rafael colocar o vídeo já o senhor presidente/candidato (que até estava numa reunião oficial em Faro na companhia do nosso camarada Cardigos) partilhava o post do Rafael. Isto é, quando usou a situação do Rafael para ganhar likes, nem se deu ao trabalho de dizer quem era o Rafael ou de partilhar o seu post, apenas dizia “eu sou muito boa alma”. Mas para se “desenrascar” já soube o endereço de Facebook do Rafael ....
Durante a apresentação da candidatura, precisamente aqui no Largo da Forca, o enão candidato divulgou um vídeo da esposa, onde esta dizia que o homem é tão bom, tão bom, que quando se deita, lá para as onze lhe conta as boas ações que fez durante o dia. Enfim, esta noite irá dizer à esposa “sabes, eu sou tão bom que hoje dei duas dúzias de caricas ao Rafael”.
Este modus operandi não é novo, já o tínhamos visto durante os incêndios, quando correu a dar fardos de palha a um pastor vítima da catástrofe, e certamente antes de contar á esposa partilhou logo as fotos, para sabermos quão boa alma ele é. Depois de denunciado o oportunismo político lá apareceu um post de agradecimento da vítima. É caso para dizermos “onde é que já vimos isto?”.
Mas esta venda da imagem de boa alma é bem antiga e para a vida política de VRSA ficou a famosa fotografia do Nestum onde exibia a ajuda que gente anónima deu à Mão Amiga, isto nos tempos em que era um alto responsável daquela instituição e defendia que a responsável daquela instituição e a ex-Presidente São Cabrita mereciam ter uma estátua na Praça Marquês de Pombal. Hoje já não fala da Mão Amiga e vai para os bailaricos de Cacela dançar enquanto se ouve o Quim Barreiros cantar “Eu gosto de mamar. Ai, nos peitos da cabritinha. Eu gosto de mamar. Ai, nos peitos da cabritinha.”.
PS: O senhor presidente já propôs em sessão de câmara que erijam estátuas da responsável da Mão Amiga e da ex-presidente São Cabrita na Praça de Marquês de Pomba ou já se esqueceu do que defendia?