O AUTARCA ESPECTACULAR



Nesta terra a que um conhecido apoiante do autarca que está no poder designou por Espetacular, temos de ter um presidente da CM que é espetacular, isto é, que em vez de governar passa a vida em reuniões, a tirar fotos e a fazer encenações, na companhia do seu motorista/fotógrafo.

Perante um acidente grave num cruzamento onde estas situações são recorrentes o que faria um autarca responsável, como, por exemplo, o presidente da CM de Castro Marim ou a autarca de Tavira? Pediria uma reunião com a concessionária da EN125, sensibilizaria a empresa para adotar medidas urgentes e daí resultaria um trabalho de colaboração entre os técnicos da CM.

Provavelmente a reunião não seria uma solução definitiva, mas seriam minimizados os incómodos e prejuízos para os residentes, que deveriam ser ouvidos e esclarecidos. Perante uma solução precária tentar-se-ia junto da empresa para que uma solução definitiva fosse adotada em prazos razoáveis.

Mas para o nosso autarca tudo deve ser transformado em espectáculo que em vez de aplausos tem likes no Facebook ridículo de um presidente da CM que se demitiu das suas funções para transformar o mandato autárquico numa campanha eleitoral permanente, agora sem uma invasão de outdoors financiados com muito dinheiro, mas usando abusiva e ilegalmente os recursos públicos.

Um acidente, uma criança de Olhão que precisa de apoio, uma missa da igreja evangélica, um idoso desaparecido, tudo serve para o autarca montar mais um espetáculos. Atá as reuniões decorrentes do cargo parecem servir mais para tirar fotografias do que para defender o interesse dos cidadãos, chegando ao ridículo de já se fotografar ao entrar no carro.

O sucedido com o cruzamento de Santa Rita mostrou de uma forma clara a vocação artística do nosso senhor presidente. Quando ocorreu um acidente no cruzamento foi a correr para o local, mais o seu motorista/fotógrafo, chegando ainda a tempo de usar os bombeiros como figurantes das fotografias. Em vez de encarar o acidente como um problema municipal, ignorou o Faceboook da CM, optando por mais um post caça likes do candidato.

Certamente a CM foi informada da intervenção da concessionária da estrada, ninguém acredita que a CM tenha sido mantida na ignorância em relação à solução ou que esta tenha sido implantada sem conhecimento do autarca. É óbvio que nem em VRSA, nem em qualquer outro município estas obras são feitas à margem das autarquias.

Mas perante a surpresa e indignação de alguns residentes em Santa Rita o nosso senhor presidente fez-se de surpreendido, lá foi a correr mais o seu fotógrafo motorista e como precisava que o espetáculo tivesse maior audiência, recorreu a uma youtuber para dizer um chorrilho de baboseiras. Se ninguém os conhecesse até poderia ficar a pensar que o presidente da CM seria o presidente da Junta de Freguesia.

A encenação foi tão ridícula que contou com equipamento pesado da CM, para dar realismo ao espetáculo e assim inventar um político que para defender as populações até pode usar um desses Leopard avariados da nossa tropa.

Enfim, de certeza que o nosso senhor presidente foi surpreendido, não reparou das obras, não conheceu a solução? Nós não acreditamos.