UM FAZ OBRA, O OUTRO TIRA FOTOGRAFIAS



Vale a pena comprara o que acontece no Município de Castro Marim com aquilo a que temos assistido em Vila Real de Santo António, em síntese, poderemos dizer que enquanto o autarca de Castro Marim faz obra em Vila Real de Santo António o nosso senhor presidente tira fotografias e faz barracadas atrás de barracadas, como a que vimos na TVI, o apartotel de Monte Gordo, o vídeo das tampinhas e muitas outras fantochadas que temos presenciado.

O nosso senhor presidente tira centenas de fotografias, tem um mega gabinete de imagem, e o que faz? Tira fotos sentado num banco de jardim, a entrar no carro, sentado em dezenas de reuniões, aproveita tudo para melhorar a sua imagem. EM Castro Marim o autarca visita doentes em Faro, percorre as freguesias, mas raramente se faz fotografar, não tem tiques narcisistas nem promove o culto da personalidade.

Em Castro Marim as ruas estão mantidas, as estradas municipais não apresentam um buraco, os espaços públicos estão cuidados, mas não vemos posts no Facebook de elogio da sua obra. Por aqui todos sabemos o que se passa.

O nosso senhor presidente tenta convencer-nos de que é íntimo do governo, que tudo o que o Estado faz se deve à sua grande influência, quando cá vem um governante tenta passar a ideia que isso sucede porque têm cá um grande autarca. O partido do autarca de Castro Marim não está no governo, mas não precisa de cunhas para aceder aos fundos da Bazuca e como se pode ver também é visitado por governantes e, ao contrário do que sucedeu com António Costa, que passou ao lado do Araújo como raposa em vinha vindimada, em Castro Marim os ministros mostram-se sorridentes ao lado do autarca.

Por cá o autarca e a sua enfermeira ambiciosa prometeram fundos e mundos, a enfermeira falou na campanha como se fosse ministra da saúde e quase prometeram um sistema de saúde local. EM Castro Marim, um pequeno concelho pobre do interior da serra é instalado um centro de alojamento para 70 pessoas doentes com demência e um centro de dia para 20 pessoas. Em Vila real de Santo António o nosso senhor presidente dança ao som das “maminhas da cabritinha”, tira fotografias e desperdiça dinheiro dando tachos a amigos, gastando gasolina em dezenas de passeatas e a tirar fotografias.

Insuspeitos de militância ao lado do autarca de Castro Marim, com quem já trocámos galhardetes durante a pandemia de covid-19, temos de dizer que até parece que os castro-marinenses tiveram o privilégio de escolher o autarca, enquanto nós ficámos com o refugo, o último que ficou no cesto.

Um trabalha, é competente, pensa no seu povo. O outro tira fotografias, é incompetentes e apenas pensa na sua própria imagem e carreira. Só não sugerimos nas próximas autárquicas troquemos de presidente da CM porque, simplesmente, os castro-marinenes nunca aceitariam a troca, por lá, como por cá, há bem mais motivos bontios para fotografar do que o moço de Viana e com o atual presidente sabem perfeitamente o que é contar com um autarca humilde, dedicado e competente.