A GRAVATA NÃO CONDIZ COM O PACOTE NESTUM



Dar sem receber é o princípio que norteia muita gente que faz da solidariedade a sua maior preocupação, são muitos os que diariamente se dedicam ao voluntariado, que durante as noites frias distribuem alimentos ou que asseguram a logística pesada da ajuda alimentar, muitas vezes sem recursos, sem que transportem um cartaz dizendo “agradeçam-me sff”.

Quem dá não o faz para se exibir e são muitos os que procuram dar da forma mais discreta, incluindo nas recolhas de alimentos organizadas junto dos supermercados. As imagens que habitualmente passam nos telejornais nos dias de recolha de alimentos são discretas na exibição dos alimentos e dos organizadores. Em vez de individualidades prefere-se mostrar voluntários anónimos, em vez de se exibirem os alimentos como troféus de caça, aparecem jovens em movimento, fazendo a triagem dos alimentos.

A imagem de cima foi cuidadosamente montada para uma encenação em que se pretende passar uma mensagem. Na indumentária, na forma como se fixa diretamente a câmara, na seleção dos alimentos e na sua apresentação cuidada, tudo foi preparado com cuidado para criar dois centros de interesse, a amostra dos preciosos alimentos recolhidos devidamente alinhados numa pirâmide que aponta para as duas personagens. Vamos vendo os alimentos, latas de atum Bom Petisco, salsichas Nobre e Isidoro, leite Terra Nostra, arroz Caçarola, Nestum, de seguida, as duas personalidades a quem devemos agradecer tanta bondade.

Parecido a isto só conhecemos as tradicionais imagens de apreensão de droga, de armas, de tabaco e de dinheiro e jóias habitualmente exibidas pelas forças policiais, só que as nossas polícias são mais sóbrias e pretendem exibir o que apreendem e não propriamente exibir os que apreenderam, limitando-se normalmente a colocar um pequeno cartaz com as insígnias da força policial envolvida.

No caso desta imagem há a intenção clara de usar os alimentos para se sugerir de forma pouco subliminar a quem devemos ficar gratos, tira-se a competente foto e faz-se constar a boa nova nas redes sociais, graças à imensa bondade e dedicação daquela personalidades os pobres vão poder matar a fome.

Esta é a forma mais reprovável de tirar partido da pobreza, não se promove a solidariedade, cobra-se essa mesma solidariedade que, muito provavelmente, é feita por gente que nem aparece na fotografia. Como comentou alguém no LdF "a gravata não condiz com o pacote de Nestum", o mesmo é dizer que a generosidade não condiz com o exibicionismo porque este é mais dado ao oportunismo.