FINANCIAMENTOS PARTIDÁRIOS

Resultado de imagem para euros




Há uns meses atrás um conhecido empresário de Vila Real de Santo António veio a público, através do seu Facebook pessoal assegurar que era o verdadeiro dono da concessão na Praia dos Três Pauzinhos, ao mesmo tempo que assumia publicamente que por estar zangado não voltava a emprestar salas a um dos partidos locais.

Sobre esta questão do empréstimos de salas haveremos de voltar a analisar a questão tendo por base a lei do financiamento dos partidos, um diploma legal que é do interesse de todos os eleitores para que todos possamos ser vigilantes. Entretanto constatámos que aquele empresário já terá feito as pazes com o partido em causa, sinal de que deixaram de haver diferendos.

Este aparente arrufo de namorados mostra que algo vai mal, não é bonito ver alguém estabelecer uma relação entre negócios e favores a partidos, chegando ao ponto de o fazer no Facebook. Mas mostra que o mundo dos negócios deve ficar longe do mundo da política.

É por isso que devemos ser exigentes com os partidos e exigir-lhes não só que evitem o despesismo, como tenham a coragem de divulgar as suas contas e até mesmo as faturas das suas despesas, quando solicitadas pelos eleitores e para que não subsistam dúvidas. Não é aceitável que num concelho onde são evidentes os interesses dos mais diversos tipos, desde os problemas ambientais que podem impedir certos negócios aos grandes investimentos imobiliários envolvendo património do Município, as campanha evidenciem sinais de riqueza.

Tal como já o fizemos no passado com as despesas de campanha do PSD nas últimas eleições autárquicas, fá-lo-emos com todos os partidos e em especial em relação ao futuro. Queremos eleições limpas e com recursos acessíveis a partidos que sem terem militantes dificilmente terão recursos financeiros.