A ARTE DA MENTIRA

Resultado de imagem para hospital faro


É fácil mentir em política e ainda mais fácil quando se governa, aliás a mentira pode ser tão bem, feita que nem chega a ser mentira. Quando ouvimos alguns políticos ouvimos o que eles querem que nós pensemos que estão a dizer, quando sabem que estão dizendo algo bem diferente. O político poderá dizer sempre que não mente, nós é que fomos parvos e pensámos ter ouvido outra coisa.

Um bom exemplo desta arte de mentir sem mentir foi-nos dado recentemente pela ministra da Saúde, a propósito do novo hospital do Algarve. Vejamos o que declarou e que foi reproduzido no Sul Informação:

“«Aqui no Algarve, onde há tantos anos está anunciada uma nova infraestrutura, temos, em 2020, de planear, de modo a que em 2021 possamos começar a executá-la», afirmou Marta Temido, quando questionada sobre os investimentos que estão previstos para as unidades hospitalares da região.
«O que eu gostaria era que nós desencadeássemos os trabalhos para poder ou pegar no projeto que já temos em mãos, ou revê-lo à luz das novas exigências. Mas, de facto, ter decisões que pudessem ter alguma materialização em 2021», acrescentou.

Marta Temido esclareceu que «não estamos a falar de obras. Estamos a falar de estudos, de garantia de investimento, de decisões sobre a carteira de serviços e o caderno de encargos, para poder responder a essa necessidade dos algarvios».”

Para o cidadão comum ou para alguém mais distraído executar uma obra é começara construção e quando a ministra sugere que a infraestrutura hospitalar começará a ser executada em 2021 consegue que muitos fiquem contentes com a falsa ideia de que vamos ter obra. Só que a ministra é espertalhona e começa logo por dizer que o projeto terá de ser reformulado e para que um dia não possam dizer que mentiu esclarece que não está a falar de obras mas sim de uma série de banalidades. Isto é, não diz quando vai haver hospital.

Aliás, deputados e governantes têm-se desdobrado em declarações sobre o novo hospital, sempre na base de meias verdades. Logo que o OE foi apresentado o vice-rei do Algarve, o deputado Graça, fez questão de referir que as Grandes Opções do Plano para 2020 apontava o Hospital do Algarve como uma prioridade. Pelos vistos a prioridade resume-se a isto, a conversa mole para enganar os mais distraídos.

Não seria melhor falar verdade e dizerem quando começarão as obras do novo hospital? Se só em 201 vão começar a redesenhar o projeto está-se mesmo a ver que nesta legislatura nada será lançado e o mais inteligente seria antecipar a má notícia para o Algarve.