O CANDIDATO DOS EMPRESÁRIOS




Ainda antes de as estruturas partidárias terem sancionado qualquer candidato a autarca já por aqui se ouviam muitos argumentos a favor de um candidato, uns mais hilariantes do que outros. Mas o mais interessante foi apresentar o candidato como sendo a escolha dos empresários, não deste(s) ou daquele (s) mas a dos empresários.

O que terão os empresários de tão especial para que ainda antes de um candidato ser apresentado como escolha de um partido e sancionado pelas suas estruturas?

A resposta apesar de subliminar é óbvia, a palavra emp4resário significa dinheiro e este é importante para que partidos sem militância ganhem eleições. Na prática isto significa que os empresários escolhem os candidatos, que os partidos os aprovam e os eleitores acabam por os eleger. Depois todos sabemos que não há almoços grátis.

O cinismo de tudo isto está no fato de alguns partidos não terem qualquer pejo em apresentarem os seus candidatos rodeados de empresários, como se estes fossem eleitores de nível superior cuja escolha sanciona a competência desses mesmos candidatos.

É bom que os candidatos saibam como assegurar o equilíbrio entre os interesses do concelho e dos empresários, porque sem crescimento económico não é possível resolver os problemas do Município. Mas isso implica transparência e as medidas de apoio aos empresários devem ser adotadas tendo em atenção o interesse comum e não a realização de negócios.

VRSA tem tido autarcas muito apoiados por alguns empresários, isso é evidente para todos e todos sabemos como não lhes tem faltado dinheiro para as campanhas eleitorais. É tempo de exigir aos candidatos que gastem menos dinheiro em campanhas e mostrem o que valem sem terem de se apresentar como os escolhidos por seres superiores e devidamente organizados.