UM CONSELHO À SÃO


O que ganhará a autarca escondendo tanta informação? Porque razão entrega os orçamentos a poucos dias da sua aprovação e os esconde dos cidadãos que a elegeram, ao ponto de o Orçamento de 2019 não estar disponível online. Mas haverá alguma coisa a esconder num documento que é público e foi aprovado em reuniões públicas, depois de distribuído a todos os vereadores.


É evidente que a autarca não está a esconder nada, está a penas a exibir um comportamento padrão que é inexplicável e compreensível. Se fala do seu esforço na gestão financeira na mensagem de Natal porque não mete uma prendinha pequenina no sapatinho dos cidadãos da nossa terra, abrindo as janelas do Município, para entrar ar freso. Quando será que a autarca aprende que não podendo esconder estes documentos só tem a ganhar usando-os como demonstração de transparência.

De que serve esconder o Orçamento se depois as pessoas conseguem perceber que não há dinheiro para nada. Parece que a autarca quer tapar o sol com uma peneira, não tendo nada a ganhar com isso. Se penasse um pouco perceberia que seria melhor para a sua imagem que os cidadãos do concelho percebessem, que não há dinheiro, em vez de passar a mensagem de que todas as carências se devem à sua ação e, por conseguinte, passar a imagem de incompetência.

Compreende-se a estratégia da opacidade, é um velho vício desta equipa e é muito anterior a este mandato autárquico. Mas quanto tempo precisará a autarca a perceber que já não há nada a esconder, a ESSE tira-nos a pele, A ECOAMBIENTE não limpa nada, não há mosaicos para a Avenida, a empresa das águas tira-nos os escalpes com preços e multas. Quem acredita em rigor quando os documentos mais importantes para o avaliar parecem estar escondidos?

Quando é que a autarca percebe que com estas estratégias não favorece nada a sua imagem, apenas instala a desconfiança? damos um conselho à autarca, abra as janelas do Munícípio e deixe entrar ar fresco. Comece o ano com mais transparência. Lembre de quando Ronald Reagan disse em Berlim "Mr. Gorbachev, tear down this wall!".