“Atravessámos uma crise económica entre 2009 e 2014, 2015, mais concretamente 2015, seis anos com as pessoas a passarem muito mal e onde as finanças da câmara tiveram uma redução de aproximadamente 60%, mas muitos anos, doze anos onde nós fizemos uma obra estruturante no concelho como é sabido.” [Luís Gomes na Rádio Guadiana]
O PSD VRSA tem um problema muito difícil de resolver, explicar o desvario financeiro que durou mais de uma década. Tem-se vindo a desmultiplicar em cambalhotas, mas com as sucessivas desculpas a não serem aceite, veio com uma explicação brilhante, na entrevista à Rádio Guadiana, que a culpa foi da crise do subprime, desencadeada pela falência do banco americano Lemon Brothers.
Curiosamente, José Sócrates também explicou os défices orçamentais crescentes, como uma resposta à crise. Portanto, a resposta não é original, e até já foi plagiada pelo político que em VRSA mais plagia as ideias dos outros candidatos. O Senhor Doutor Álvaro Araújo, o homem dos autocarros elétricos para Buarcos, também se juntou a Luís Gomes para justificar a transformação de VRSA numa Poclândia, onde se ganhavam facilmente eleições com os envelopes de ajuda monetária distribuídos generosamente em ano eleitoral pela IPSS do regime e com centenas de famílias gratas pela ajuda do IEFP.
A verdade é o mundo atravessou duas crises que em Portugal foram especialmente graves, pelas respostas erradas no domínio da política económico. Mas ver os dois candidatos a agarrarem-se aos mesmos argumentos para se justificarem, só pode dar vontade de rir.
Ver Luís Gomes falar de quebra de receitas, quando se sabe que promoveu uma borla no IMI em 2017, para ganhar votos nas eleições, quando sabia que a CM estava insolvente só pode dar vontade de rir. Saber que o Álvaro Araújo estava na Mão Amiga no ano eleitoral em que esta instituição distribuiu mais de 350.000 € da CM em ajudas monetárias tira-nos a vontade de rir.
Valeu de tudo e não só os POC às centenas e os envelopes de ajuda pecuniária generosamente distribuídos pela Mão Amiga, pagou-se generosamente ao castelo Branco, o cabeleireiro da moda penteou toda a gente, a astróloga recebeu muitos milhares no Manta Beach, enfim, a culpa foi da crises do subprime das dívidas soberanas. Os rapazes são políticos muito bonzinhos e tiveram de nos ajudar.