OS CANDIDATOS INVENTAM DINHEIRO

 



Alguns candidatos parece estar a confundir as eleições com um concurso de ilusionismo, querem prometer tudo e mais alguma coisa, mas como sabem que a CM já não tem dinheiro nem para assegurar que os WC da sete têm papel higiénico, sugerem que têm poderes especiais.

Um começou por fazer desaparecer mais de metade da dívida e volta a prometer um Dubai à beira do Guadiana, com ele o dinheiro aparece por magia e quem é que não acredita nesse ser superior, se durante uma década o dinheiro jorrou no concelho?

O outro dá a entender que com os seus poderes especiais não vai faltar fardos de palha a ninguém. A CM não dispõe de terrenos para construir bairros por todo o lado? Não se preocupem, os terrenos vão aparecer. A CM não tem nem competências nem dinheiro para desassorear o Guadiana e construir um porto para paquetes? No problems, o homem senta-se com o governo e já está. Não há dinheiro para a rede de autocarros elétricos das aldeias do Sotavento? Estejam descansados, certamente haverá um fundo europeu. Mais algum problema? Não se preocupem, ele senta-se com o governo.

Pois é, mas. A verdade é que se venderem o Parque de Campismo não vão poder usar o dinheiro para festarolas ou para autocarros elétricos, o acordo com o FAM impõe que as receitas extraordinárias se destinem ao pagamento da dívida.

Também não poderão construir o metropolitano do Baixo Guadiana ou a estação de lançamento de foguetões na Ponta da Areia, porque antes de aprovarem os orçamentos da CM sem o parecer favorável do FAM.

Os candidatos não inventam dinheiro e quando o fazem é porque antes inventaram dívida e, como é sabido, o dinheiro fácil acaba por ser mais fácil de gastar. O super candidato vai arranjar dinheiro? Pois arranjou o dinheiro emprestado do PAEL e esqueceu-se de o pagar, comprou milhões a fornecedores e esqueceu-se de pagar e as faturas foram escondidas numa gaveta, pediu dinheiro ao FAM e esqueceu-se de pagar e quando já não tinha dinheiro inventou taxas de estacionamento, vendeu os esgotos e as canalizações da água e ainda se esqueceu de pagar muitos milhões em água.

Os candidatos mágicos vão ser mais dinheiro do que terá qualquer presidente? Não. Não é por se ser ilusionista ou um mágico do partido do governo que se tem mais dinheiro, basta ver que no clube dos municípios arruinados há câmaras municipais do partido do governo e de dois partidos da oposição.

Portanto é melhor que se deixem de magias, ilusionismos, mentiras e vídeos.