AGORA É ÁLVARO PALMA DE ARAÚJO



Nos primeiros tempos de mandato o Facebook da CM referia-se ao presidente por “Senhor Presidente”, um tratamento único no país. Nunca um autarca decidiu ser tratado com tal referência,
Se visitarmos o site da Presidência da República constatamos que o Prof. Marcelo rebelo de Sousa é tratado por “Presidente da República”. Nas notícias do site do Governo o Dr. António Costa é referido como “primeiro-ministro” ou, muito simplesmente como “António Costa.
Em ambos os sites é raro vermos as notícias centradas na pessoa do Presidente da República ou do primeiro-ministro, estes são referido mas nunca como elemento central da notícia, além disso são escassas as imagens dos titulares dos cargos. Quando se noticia opta-se por uma imagem temática.
Mas o nosso senhor presidente não é um político qualquer, a sua grande estatura e notoriedade parece ter de ser refletida nas referências que lhe são feitas. Não há notícias, apenas motivos para promover o autarca e as imagens têm de ter o presidente sempre no cento de interesse das fotos e os munícipes ou trabalhadores da CM aparecem sempre na posição de meros figurantes do nosso senhor presidente. Quanto às páginas pessoal e política no Facebook o exagero chega a um ponto que é um exagero, no site político todos somos figurantes nas centenas de imagens do autarca e no site pessoal volta a suceder o mesmo, com outros figurantes.
Agora, a nomenclatura mudou, começou por ser “senhor presidente”, perante o gozo mudaram para “presidente” e agora surge uma nova inovação, parece que “Álvaro Palma de Araújo “ tem um ar mais aristocrático e deixou de senhor (por extenso pois apenas “sr” pareceria ser um tratamento de mero popular” referido por “Avaro Araújo”, essa coisa de políticos referidos pelo nome e um apelido é coisa de “políticos vulgares” como o Presidente da República ou o primeiro-ministro.
Como alguém comentou com humor, falta acrescentar o título, assim não só tem um apelido digno de um nascimento num solar do Minho, como se distingue melhor do vila-realense comum. Talvez seja boa ideia e tendo em conta que estamos no Reino do Baixo Guadiana e Arenilha e dada a proximidade de Espanha, talvez o tratamento mis acertado seria Don, Don Álvaro Palma de Araújo” ou melhor ainda Don. Dr. Álvaro Palma de Araújo”.