AUTARCA INCANSÁVEL


Há quem diga de forma maldosa que o nosso autarca, tal como alguns dos vereadores e o seu cunhado adjunto não se deixam ver nos Paços do Município, mas o post colocado na página do autarca mais popular do país.

O nosso ilustre autarca, o presidente da Câmara Municipal Álvaro Palma de Araújo (não podemos esquecer o "de" pois faz toda a diferença), farta-se de trabalhar, e com tanta reunião da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, de tanto sentar-se com ministros para trazer resmas de notas para o concelho, de viagens de alto nível à Palestina e de muitas outras ocupações de alto nível, é obrigado a abandonar a família aos domingos, o "sabat" dos cristãos, dia de missa e de reunião familiar, para se dedicar ao concelho e a todos nós.

Enquanto andamos a tomar banho, a acender o carvão para a sardinhada ou, muito simplesmente a trocar reflexões com a almofada, o nosso incansável Álvaro Palma de Araújo, trabalha que se desunha, não dando descanso aos funcionários camarários e, em especial, ao seu fiel escudeiro, o foto motorista.

Qual Marquês de Pombal, qual Indiana Jones das obras pública, o nosso presidente anda sempre a inaugurar, a prometer, a idealizar, a sua cabecinha pensadora não para de tentar descobrir como pode ser ainda melhor autarca.

Neste domingo o senhor presidente Álvaro Palma de Araújo aproveitou o domingo para "acompanhar as obras e projetar o futuro". Até faz lembrar o Professor Marcelo que dizia ler vários livros ao mesmo tempo, o nosso presidente ao mesmo tempo que anda no meio de grandiosas obras, com máquinas e poeiras por todo o lado, num ambiente tão hostil para quem pensa, ainda consegue "projetar o futuro".

Isto não é para um qualquer político, para um qualquer Costa ou Galamba.





Vemo-lo de manitas atrás das Costa, posição de quem pensa muito, com o telemóvel na mão não vá o António Costa telefonar-lhe a pedir algum conselho sobre política de habitação por causa da entrevista que vai dar à CNN, ou mesmo do Presidente da República a tirar dúvidas a propósito dos seus artigos de profunda reflexão no Jornal de Notícias,

Está certamente a refletir, enquanto um funcionário igualmente domingueiro lhe apontava para a relva. Como certamente não estaria a sugerir que ali debaixo haveria um poço de petróleo, estaria mostrando ao presidente da relva seca, algo, que como sabemos é raro no concelho, pelo que só pode ter sido uma qualquer doença desconhecida que mata a relva.

Agora é só esperar, aquela relva muito em breve está verdejante.




Noutra imagem o funcionário estará a fazer uma profunda refleção sobre a grande obra de engenharia que será necessária para rebocar um muro na merginal de Monte gordo.




Ao lado é visível aquilo que certamente será num futuro próximo um poço de gás natural, a seguir está uma obra-prima da estatuária local, que faz lembrar as esculturas modernas da famosa artista plástica Joana Vasconcelos.





Por fim, o foto jornalista meteu os pés na areia para conseguir um enquadramento de um grande político num momento de reflexão. Olha com ar de profundo pensamento para os prédios da marginal, provavelmente imaginando ali o prometido Pavilhão Multiusos Paulo Karussa ou (quem sabe) um futuro Burj Al Arab, uma obra digna do seu terceiro mandato. Já imaginamos um hotel de 7 estrelas, rodeados de bancas de trapos, onde o sejt set mundial poderá comprar vestidos Versage ou relógios Cartier, devidamente acondicionados em sacos de plástico.




O que estraga a foto são os velhos estrangeiros que passam na frente, pelo que da próxima vez não será má ideia o presidente Álvaro Palma de Araújo fazer-se acompanhar do famoso Xerife do Reino do Baixo Guadiana e Arenilha. Utilizando a terminologia que usou no intervalo da AM poderia berrar para os camones "Fxxx saiam da frentex, estes gajos dão cabo da foto!"

E, como se isso não bastasse, o mesmo Jet Set poderá ira para a janela, ouvir o agora cantor do regime, com sorte ainda poderão beber umas minis e ouvir piadas divertidas sobre micoses.


E consegue tudo isto, andar dentro daquelas obras cheias de máquinas e sugidade, apresentar-se com calças clarinhas e um chique chapéu Panamá, digno de quem está a ver a final de Wimbledon, sentado entre o Rei Charles III e a maravilhosa Camila Parker Boouls. Projetar, fiscalizar, acompanhar e ficar impecavelmente limpo no seu Panamá chique não é para qualquer um.





PS: sugerimos ao presidente Álvaro Palma de Araújo que aproveite um domingo para explicar ao seu cunhado adjunto ser um pouco mais educadinho quando vai fazer o seu precioso xixi nos intervalos da AM, porque andar aos berros com palavrões que não se podem reproduzir, dando ares de que assusta toda a gente, até pode ser próprio de alguns ambientes do Chega, a recordar os seus velhos likes no Facebook pessoal, mas não é apropriado para quem abichou um tacho à conta de um cunhado cuja candidatura, a crer no post do seu partido, terá tido a bênção divina do Dr. Mário Soares.