AS ESTATÍSTICAS DO LARGO DA FORCA

INTRODUÇÃO


Certos de que os vila-realenses estão interessados em conhecer o alcance da página nais acompanhada no domínio das atividades da autarquia e dos seus autarcas, até mesmo os nossos autarcas deverão ser os mais curiosos e, provavelmente, os mais inquietos com este tipo de dados decidimos divulgar os mesmos.

Note-se que os dados relativos a visitantes referem-se a visitantes únicos, isto é, se alguém vita as páginas 20 vezes apenas conta como um visitante.

Para uma melhor avaliação do impacto das páginas recorde-se que nas últimas eleições autárquicas o concelho de Vila Real de Santo António contou com 16.970 eleitores inscritos, tendo registado 9.376 votantes.

Importa ter em conta na avaliaçõ destes. durante o último mês a atividade no Largo da Forca foi pouco intenso, o que se refletiu certamente no número de visitas.

PÁGINA NO FACEBOOK

A página do Largo da Forca conta com 4755 seguidores e nos últimos 2 dias teve um alcance de 4090, distribuídos da seguinte forma:

Por localidades:



Nota-se que, como seria de esperar a maior concentração de visitantes se concentra na sede do concelho e as mulheres representam 53,20%. Mas o alcance não se fica no concelho, em concelhos algarvios como Tavira e Castro Marim regista-se um elevado número de visitantes. Em Lisboa registam-se 154 visitantes que se deverão distribuir por vila-realenses residentes na capital, mas certamente também por alguns políticos nacionais interessados em acompanhar o que se passa no nosso concelho


Por países:


Este quadro reflete certamente a diáspora dos vila-realenses e reflete o interesse de muitos sobre o que se passa no concelho.

Em termos globais reve referir-se que ao alcançar 4090 cidadãos isso representa 47% dos votantes e 

um quarto dos eleitores inscritos. Naturalmente uma parte dos visitantes não são eleitores neste concelho, mas se retirarmos os visitantes vindos de outros concelhos e considerarmos os que visitam o blogue os números andarão muito próximos.

Se considerarmos que os eleitores que se abstiveram nas eleições deverão ser os menos interessados na vida autárquica, poderemos concluir que metade dos que votaram nas últimas eleições autárquicas acompanharão regularmente o blogue.

Aliás, a percentagem dos seguidores no número de votantes chega aos 51% dos votantes. Certamente a maioria destes seguidores gosta de uma opinião crítica, mas também muitos eleitores dos atuais autarcas serão igualmente seguidores. Note-se que não aceitamos que os autarcas e os seus apoiantes mais fervorosos ous que comentam de forma ofensiva em seu favor estão banidos, pelo que não contam para as nossas estatísticas.

A conclusão óbvia destes dados é o elevado nível de interesse por parte dos vila-realenses em saber o que se passa na nossa vida autárquica, procurando acompanhá-la numa perspetiva de quem não apoia os atuais autárquicas e nada ganham ou pretende ganhar por conta do dinheiro do município.

Note-se também que esta página é alvo do ódio por parte do poder e muitos visitam a página em segredo. Num concelho pequeno como o nosso ficar na lista negra do poder, leva a que apesar de estarmos em democracia, muitos temos de falar em voz baixa e discutir os nossos problemas como se tivesses de recear que novos "Baías" saibam o que dizemos ou pensamos.


PÁGINA NO BLOGUER (https://largodaforca.blogspot.com/)


Menos conhecida por parte dos vila-realenses é o blogue, ainda que seja uma página com melhor qualidade gráfica e sujeita a menos truques de falsas denúncias ou de hackers. Aliás, recomendamos vivamente quem visita regularmente que use esta via.

Vejamos as estatísticas do Blogue:


O que mais impressiona nas estatísticas do Blogue é o número de visualizações desde que foi criado, apesar de ser menos acompanhado, desde que foi criado já contou com quase um milhão e meio de visitas. Se considerarmos que se trata de uma página dedicada a um dos mais pequenos concelhos do país trata-se de um número impressionante.

Nos últimos 30 dias teve 13.577 visitas e ontem contou com um número igualmente impressionante de 628 visitas. São números que demonstram um grande impacto e significam que o Largo da Forca chega a muita gente que não usa ou não quer deixar rasto nas outras redes sociais. Aliás, durante algum tempo não publicámos no blogue e retomámos a sua atividade em resposta aos muitos pedidos nesse sentido que nos chegaram.


Se considerarmos as visualizações do mês passado (onde contam todas as visitas, temos um total de 3,74 visualizações.


CONCLUSÕES

O Largo da Forca está fortemente implantado no nosso concelho.

É visitado regularmente por mais de metade dos eleitores votantes.

Tem uma implantação equilibrada em todas as freguesias.

Desperta o interesse noutros concelhos limítrofes.

Isto significa que é a página mais ativa no debate político, senão mesmo a única página, já que o papel dos órgãos de comunicação social regional ou local estão ausentes desse debate e, certamente, são menos acompanhados do que o Largo da Forca.

Discutir os problemas no concelho passa por visitar o Largo da Forca sendo nesta página onde os vila-realenses encontram informação sem manipulação, feita sem ter como contrapartida qualquer favor ou benefício e onde se escreve com independência.


Afinal, a páginas que alguns tentam transformar na página maldita é a mais apreciada pelos vila-realenses.

Obrigado




9.367 votantes16.970 inscritos

A