VIDEO DOS DOIS ANOS DO DE ARAÚJO
O presidente de Araújo colocou mais um dos seus vídeos de autopromoção no Facebook da CM, supostamente para divulgar a sua obra depois de dois anos de mandato. Tanto pelo que diz, como pelo que se esqueceu de dizer vale a pena ouvi-lo com o cuidado de refletir sobre cada uma das suas supostas realizações. É o que faremos aqui, declaração a declaração:
POR QUE MOTIVO APARECE SÓ?
Antes de mais, se o que está em causa é comemorar os dois anos de mandato de uma equipa, seria lógica a presença da equipa, já que como o próprio refere no vídeo ou pouco ou nada que fez é “trabalho de equipa”. Mas o egocentrismo político deste senhor leva-o a considerar que o enquadramento de um jardim onde ele apenas envernizou bancos, o favorece mais do que os seus vereadores.
E tem alguma razão, depois do estranho abandono da vereadora Pires conta um cum vice-presidente que não é propriamente da sua confiança e dois vereadores bandeados, vindos da CDU. A equipa não o favorece e por isso refere-a por mera obrigação, com uma fugaz fotografia.
VRSA MUDOU MUITO E PARA MELHOR
É ele que o diz, não é o que se vez. As baratas continuaram por aí, o lixo continua nas ruas apesar de gastar mais 20.000 euros mensais à Ecoambiente, o estacionamento tarifado continua apesar do falso anúncio do seu fim comemorou um ano de vitória eleitoral, até há mais estacionamentos tarifados que os que já existiam.
Mas tem razão ao dizer que mudou, mas para pior.
“REORGANIZÁMOS OS RECURSOS HUMANOS DO MUNICÍPIO”
Fez uma restruturação orgânica com o fim de substituir as chefias pelos do seu partido, em vez de poupar recursos aumentando a eficiência contratou camaradas, familiares e amigos como nunca se viu em VRSA. Em vez de contratar trabalhadores contratou gente para lhe gerir a imagem, adjuntos e assessores que ou não são vistos ou entram tardee saem cedo.
Contratou um assessor de imprensa que nunca se viu e ganha mais do que ele. O Setúbal recebe avenças atrás de avenças e até a filha ganhou muito bem, até que todos perceberam que enquanto fazia que estava na CM se dedicava ao mestrado. Contratou o Rolim para lhe fazer os discursos, a filha de uma vereadora e uma rapariga independente de Cacela para trabalhar na sua imagem, promoveu o Catarino da Junta de Monte Gordo que agora é seu admirador e nem aparece nas reuniões da AM.
Entretanto a Dora, que seria responsável pela área financeira, esteve um mês na CM, a engenheira contratada pelo urbanismo e que era da confiança política fugiu muito cedo para Tavira, a responsável pela área social voltou para o IEFP no mês passado e até a enfermeira, que agora parece ser a verdadeira presidente, tentou voltar para o Centro de Saúde e só não o conseguiu porque os seus ex-colegas não a quiseram de volta.
Dizer que reorganizou os serviços é ridículo, a única coisa que fez foi alterar o horário de verão dos trabalhadores da CM, algo que não incomoda os seus imensos assessores e adjuntos, esse entram quando lhes apetece e alguns nem são vistos na CM, limitam-se a receber as avenças por transferência bancária.
Dizer que lhes proporcionou formação ou que colocou os trabalhadores em função das suas vocações só merece uma gargalhada, nada do que fez corresponde a esse discurso.
PREENCHEU OS QUADROS DAS ESCOLAS
Qualquer pessoa por mais distraída que seja já ouviu os sindicatos das escolas reivindicar o preenchimento dos quadros de pessoal auxiliar das escolas e sabe que essas reivindicações são dirigidas ao Governo e não aos autarcas. Porque ainda que as autarquias tenham competências na gestão desses recursos humanos, a sua colocação depende das verbas governamentais.
Se os quadros das escolas de VRSA foram preenchidos foi porque o governo investiu em resposta a negociações sindicais, nada disso se deve ao Araújo em VRSA ou a qualquer outro autarca. Não foi o Araújo que poupou para ter verbas e tomou essa decisão.
Mas como não fez quase nada tem de ser um político oportunista e pouco escrupuloso, fazendo seu o trabalho alheio.
APOÁMOS AS FAMÍLIAS
Tem razão, as muitas famílias dos amigos, familiares e camaradas que meteu a viver à grande com os dinheiro da CM foram muito apoiadas. De resto, se apoiou alguma família com necessidades ou foram poucos casos ou o fez com recursos alheios, porque os recursos da CM foram gastos em festas.
A HABITAÇÃO É UMA DAS NOSSAS PRIORIDADES
Diz ter feito o milagre de recorrer ao PRR, mas a verdade é que todas ou quase todas as câmaras municipais do país acederam ao PRR. Diz ter entregue casa a mais de 100 famílias, mas a maioria das famílias já estavam nas casas, o que fez foi um grande favor aos fundos imobiliários dessas casas, proporcionando-lhes um lucro absurdo, libertando-os de um investimento imobiliário eu não era rentável, por se tratar de habitação a custos controlados.
Volta a afirmar que a CM não investe um tostão, mas sobre esta questão voltaremos mais tarde ao assunto, porque o senhor presidente de Araújo sabe muito bem no que se meteu. Mas sobre esta questão há outras vias para o tratar. Para já dizemos que é mentira que esse investimento em habitação é financiado a 100% por fundos europeus, o financiamento é de 90% e mais desse financiamento, se as CM não investirem mais dos 10% obrigatórios, poderá ser com recurso a crédito concedido através do IHRU, isto é, através de endividamento.
As contas são fáceis de fazer, se o investimento for de 150 milhões, 15 milhões seão pagos pela CM e mais de 50 dos restantes 135 milhões corresponderão a mais endividamento.
INVESTIMENTOS UM MILHÃO DE EUROS NAS ESCOLAS
Esta é a última grande mentira do presidente de Araújo, a que recorreu quando aqui denunciámos que nada fez nas escolas e que se esqueceu das promessas eleitorais. O que ele diz investir nas escolas, vencimentos, alimentação, transportes, obras, etc., corresponde ao que todas as escolas fazem pelo país fora e que decorre da transferência de competência do Estado para as autarquias.
Estas despesas não resultam das receitas correntes do Município, e o de Araújo nada investiu ou decidiu com base no seu programa ou nos seus recursos, tudo foi pago pelo Estado, como é pago em todos os concelhos. O de Araújo faz em VRSA o que todos os municípios fazem e o que o Estado fazia antes da descentralização de competências.
Um exemplo disso foram as obras da cobertura da escola, que sofreu uma inundação por responsabilidade do de Araújo. “quem pagou essa obra? O falso concurso foi forjado pelo de Araújo, mas quem pagou a obra na escola foi o Estado, através da Direção Regional.
INVESTIMOS 50 MILA EUROS Ó NUM PARQUE
Ainda abordaremos esta questão mas ouvir realçar que gastou 50 mil euros no parque de uma escola dá-nos vómitos, porque só numa prova de motos que outros municípios não quiseram gastou 100 mil euros, só num assessor para o ajudar a promover-se na comunicação social e a perseguir adversários investiu 80 mil euros, só nas fantochada setecentista onde andou armado em Marquês de Pombal gastou 100 mile euros. Fora muitas outras festas e festarolas.
Porque razão o de Araújo se esquece de se gabar destas despesas, escondendo-as atrás das escolas?
ESTMAOS A REVER O PDM DO NOSSO CONSELHO
Seja honesto senhor de Araújo, esse PDM estava a ser revisto desde o tempo da São Cabrita e sabe muito bem que já o recebeu em fase final, se assim não foi só pode ter sido por ter querido introduzir alterações. E todos sabemos o impacto dos PDM nos interesses.
CONSEGUIMOS A MAIOR RECEITA CORRENTE DE SEMPRE
Mero acaso ou foi resultado de alguma política de que nunca se gabou?
AMORTIZÁMOS DOZE MILHÕES DA DÍVIDA
Já aqui desmontámos esta conversa e desta vez o de Araújo já não arriscou dizer qual é o montante da dívida, diz quanto amortizou, mas não diz quanto era e quanto é a dívida neste momento. Aguardaremos pelas contas da CM para ver algumas coisas que o senhor presidente de Araújo não conta.
AS OBRAS NO PARQUE DE CAMPISMO
As obras consistiram na destruição de lavabos, só que depois, em vez de os reconstruir, não o conseguiram fazer a tempo e tiveram de alugar equipamentos de WC. Grande obra!
INVESTIU OU VAI INVESTIR MEIO MILHÕES NO COMPLEXO DESPORTIVO
Investiu ou vai investir, que se saiba destruiu o que restava das pista de atletismo, mandou instalar uma pista de lançamentos de pesos que não respeita as normas. A gestão do complexo tem sido marcada pela irresponsabilidade, aceitando provas que destroem os equipamentos e utilizando as pistas de tartan para instalar palcos, pódios e bancos de treinadores de râguebi, deixando-as num estado deplorável.
Mas voltaremos a esta questão pois aqui há muito para contar.
A JUVENTUDE FOI CELEBRADA EM DIVERSOS FÓRUNS
O que fez pela juventude de que se possa dizer benza-te Deus? Só se este senhor acha que os bailes com o bandeado pimba de Monte Gordo são um investimento na juventude. A única jovem que lhe está agradecida será a sua mandatária da juventude que se tornou fornecedora exclusiva da CM e está farta de fazer dinheiro.
O COMPROMISSO DA AUDITORIA INTERNA
De um ponto de vista técnico a auditoria foi uma fraude e chamar auditoria ao Setúbal a “chafurdar“ nos arquivos, como o próprio dizia ser a sal grande ambição, procurando processos que poderiam ser atirados para queimar um adversário político não é uma auditoria.
Uma auditoria obedece a regras, é conduzida por gente habilitada e competente, os seus relatórios têm um percurso formal e são divulgados de forma oficial.
Aquilo que foi feito não foi uma auditoria, assemelha-se mais a trabalho político muito sujo. Mas este é mais um tema a que voltaremos.
O presidente de Araújo colocou mais um dos seus vídeos de autopromoção no Facebook da CM, supostamente para divulgar a sua obra depois de dois anos de mandato. Tanto pelo que diz, como pelo que se esqueceu de dizer vale a pena ouvi-lo com o cuidado de refletir sobre cada uma das suas supostas realizações. É o que faremos aqui, declaração a declaração:
POR QUE MOTIVO APARECE SÓ?
Antes de mais, se o que está em causa é comemorar os dois anos de mandato de uma equipa, seria lógica a presença da equipa, já que como o próprio refere no vídeo ou pouco ou nada que fez é “trabalho de equipa”. Mas o egocentrismo político deste senhor leva-o a considerar que o enquadramento de um jardim onde ele apenas envernizou bancos, o favorece mais do que os seus vereadores.
E tem alguma razão, depois do estranho abandono da vereadora Pires conta um cum vice-presidente que não é propriamente da sua confiança e dois vereadores bandeados, vindos da CDU. A equipa não o favorece e por isso refere-a por mera obrigação, com uma fugaz fotografia.
VRSA MUDOU MUITO E PARA MELHOR
É ele que o diz, não é o que se vez. As baratas continuaram por aí, o lixo continua nas ruas apesar de gastar mais 20.000 euros mensais à Ecoambiente, o estacionamento tarifado continua apesar do falso anúncio do seu fim comemorou um ano de vitória eleitoral, até há mais estacionamentos tarifados que os que já existiam.
Mas tem razão ao dizer que mudou, mas para pior.
“REORGANIZÁMOS OS RECURSOS HUMANOS DO MUNICÍPIO”
Fez uma restruturação orgânica com o fim de substituir as chefias pelos do seu partido, em vez de poupar recursos aumentando a eficiência contratou camaradas, familiares e amigos como nunca se viu em VRSA. Em vez de contratar trabalhadores contratou gente para lhe gerir a imagem, adjuntos e assessores que ou não são vistos ou entram tardee saem cedo.
Contratou um assessor de imprensa que nunca se viu e ganha mais do que ele. O Setúbal recebe avenças atrás de avenças e até a filha ganhou muito bem, até que todos perceberam que enquanto fazia que estava na CM se dedicava ao mestrado. Contratou o Rolim para lhe fazer os discursos, a filha de uma vereadora e uma rapariga independente de Cacela para trabalhar na sua imagem, promoveu o Catarino da Junta de Monte Gordo que agora é seu admirador e nem aparece nas reuniões da AM.
Entretanto a Dora, que seria responsável pela área financeira, esteve um mês na CM, a engenheira contratada pelo urbanismo e que era da confiança política fugiu muito cedo para Tavira, a responsável pela área social voltou para o IEFP no mês passado e até a enfermeira, que agora parece ser a verdadeira presidente, tentou voltar para o Centro de Saúde e só não o conseguiu porque os seus ex-colegas não a quiseram de volta.
Dizer que reorganizou os serviços é ridículo, a única coisa que fez foi alterar o horário de verão dos trabalhadores da CM, algo que não incomoda os seus imensos assessores e adjuntos, esse entram quando lhes apetece e alguns nem são vistos na CM, limitam-se a receber as avenças por transferência bancária.
Dizer que lhes proporcionou formação ou que colocou os trabalhadores em função das suas vocações só merece uma gargalhada, nada do que fez corresponde a esse discurso.
PREENCHEU OS QUADROS DAS ESCOLAS
Qualquer pessoa por mais distraída que seja já ouviu os sindicatos das escolas reivindicar o preenchimento dos quadros de pessoal auxiliar das escolas e sabe que essas reivindicações são dirigidas ao Governo e não aos autarcas. Porque ainda que as autarquias tenham competências na gestão desses recursos humanos, a sua colocação depende das verbas governamentais.
Se os quadros das escolas de VRSA foram preenchidos foi porque o governo investiu em resposta a negociações sindicais, nada disso se deve ao Araújo em VRSA ou a qualquer outro autarca. Não foi o Araújo que poupou para ter verbas e tomou essa decisão.
Mas como não fez quase nada tem de ser um político oportunista e pouco escrupuloso, fazendo seu o trabalho alheio.
APOÁMOS AS FAMÍLIAS
Tem razão, as muitas famílias dos amigos, familiares e camaradas que meteu a viver à grande com os dinheiro da CM foram muito apoiadas. De resto, se apoiou alguma família com necessidades ou foram poucos casos ou o fez com recursos alheios, porque os recursos da CM foram gastos em festas.
A HABITAÇÃO É UMA DAS NOSSAS PRIORIDADES
Diz ter feito o milagre de recorrer ao PRR, mas a verdade é que todas ou quase todas as câmaras municipais do país acederam ao PRR. Diz ter entregue casa a mais de 100 famílias, mas a maioria das famílias já estavam nas casas, o que fez foi um grande favor aos fundos imobiliários dessas casas, proporcionando-lhes um lucro absurdo, libertando-os de um investimento imobiliário eu não era rentável, por se tratar de habitação a custos controlados.
Volta a afirmar que a CM não investe um tostão, mas sobre esta questão voltaremos mais tarde ao assunto, porque o senhor presidente de Araújo sabe muito bem no que se meteu. Mas sobre esta questão há outras vias para o tratar. Para já dizemos que é mentira que esse investimento em habitação é financiado a 100% por fundos europeus, o financiamento é de 90% e mais desse financiamento, se as CM não investirem mais dos 10% obrigatórios, poderá ser com recurso a crédito concedido através do IHRU, isto é, através de endividamento.
As contas são fáceis de fazer, se o investimento for de 150 milhões, 15 milhões seão pagos pela CM e mais de 50 dos restantes 135 milhões corresponderão a mais endividamento.
INVESTIMENTOS UM MILHÃO DE EUROS NAS ESCOLAS
Esta é a última grande mentira do presidente de Araújo, a que recorreu quando aqui denunciámos que nada fez nas escolas e que se esqueceu das promessas eleitorais. O que ele diz investir nas escolas, vencimentos, alimentação, transportes, obras, etc., corresponde ao que todas as escolas fazem pelo país fora e que decorre da transferência de competência do Estado para as autarquias.
Estas despesas não resultam das receitas correntes do Município, e o de Araújo nada investiu ou decidiu com base no seu programa ou nos seus recursos, tudo foi pago pelo Estado, como é pago em todos os concelhos. O de Araújo faz em VRSA o que todos os municípios fazem e o que o Estado fazia antes da descentralização de competências.
Um exemplo disso foram as obras da cobertura da escola, que sofreu uma inundação por responsabilidade do de Araújo. “quem pagou essa obra? O falso concurso foi forjado pelo de Araújo, mas quem pagou a obra na escola foi o Estado, através da Direção Regional.
INVESTIMOS 50 MILA EUROS Ó NUM PARQUE
Ainda abordaremos esta questão mas ouvir realçar que gastou 50 mil euros no parque de uma escola dá-nos vómitos, porque só numa prova de motos que outros municípios não quiseram gastou 100 mil euros, só num assessor para o ajudar a promover-se na comunicação social e a perseguir adversários investiu 80 mil euros, só nas fantochada setecentista onde andou armado em Marquês de Pombal gastou 100 mile euros. Fora muitas outras festas e festarolas.
Porque razão o de Araújo se esquece de se gabar destas despesas, escondendo-as atrás das escolas?
ESTMAOS A REVER O PDM DO NOSSO CONSELHO
Seja honesto senhor de Araújo, esse PDM estava a ser revisto desde o tempo da São Cabrita e sabe muito bem que já o recebeu em fase final, se assim não foi só pode ter sido por ter querido introduzir alterações. E todos sabemos o impacto dos PDM nos interesses.
CONSEGUIMOS A MAIOR RECEITA CORRENTE DE SEMPRE
Mero acaso ou foi resultado de alguma política de que nunca se gabou?
AMORTIZÁMOS DOZE MILHÕES DA DÍVIDA
Já aqui desmontámos esta conversa e desta vez o de Araújo já não arriscou dizer qual é o montante da dívida, diz quanto amortizou, mas não diz quanto era e quanto é a dívida neste momento. Aguardaremos pelas contas da CM para ver algumas coisas que o senhor presidente de Araújo não conta.
AS OBRAS NO PARQUE DE CAMPISMO
As obras consistiram na destruição de lavabos, só que depois, em vez de os reconstruir, não o conseguiram fazer a tempo e tiveram de alugar equipamentos de WC. Grande obra!
INVESTIU OU VAI INVESTIR MEIO MILHÕES NO COMPLEXO DESPORTIVO
Investiu ou vai investir, que se saiba destruiu o que restava das pista de atletismo, mandou instalar uma pista de lançamentos de pesos que não respeita as normas. A gestão do complexo tem sido marcada pela irresponsabilidade, aceitando provas que destroem os equipamentos e utilizando as pistas de tartan para instalar palcos, pódios e bancos de treinadores de râguebi, deixando-as num estado deplorável.
Mas voltaremos a esta questão pois aqui há muito para contar.
A JUVENTUDE FOI CELEBRADA EM DIVERSOS FÓRUNS
O que fez pela juventude de que se possa dizer benza-te Deus? Só se este senhor acha que os bailes com o bandeado pimba de Monte Gordo são um investimento na juventude. A única jovem que lhe está agradecida será a sua mandatária da juventude que se tornou fornecedora exclusiva da CM e está farta de fazer dinheiro.
O COMPROMISSO DA AUDITORIA INTERNA
De um ponto de vista técnico a auditoria foi uma fraude e chamar auditoria ao Setúbal a “chafurdar“ nos arquivos, como o próprio dizia ser a sal grande ambição, procurando processos que poderiam ser atirados para queimar um adversário político não é uma auditoria.
Uma auditoria obedece a regras, é conduzida por gente habilitada e competente, os seus relatórios têm um percurso formal e são divulgados de forma oficial.
Aquilo que foi feito não foi uma auditoria, assemelha-se mais a trabalho político muito sujo. Mas este é mais um tema a que voltaremos.